domingo, 30 de junho de 2013

Conselho da Semana - Lua Minguante

Olá a todas!
Hoje entramos na fase minguante da lua e o conselho para essa semana é: ENTREGA!
Significado da Carta
A Entrega surge diante de você, indicando que não é mais hora de se prender ou se agarrar a nada. Este é um momento de conclusão, que precede o nascimento de algo novo e maravilhoso. Para preservar a sua integridade, é essencial que dê um passo para trás e se afaste do que tem absorvido a sua atenção ou consumido o seu tempo ultimamente. Não adianta investir nisso mais energia, tempo, amor ou o que quer que seja. Só uma entrega completa e absoluta trará o que há de melhor, mais elevado e benéfico a todos os envolvidos.
Faz anos que você vem lutando, convicta de que triunfará no final, de que tudo entrará nos eixos e você conseguirá o que quer se continuar persistindo? Você está com medo de abrir mão de algo, receosa de que, se fizer isso, perderá o pouco que já conquistou? Você já se habituou a uma determinada situação e tem medo do que poderia acontecer se ela mudasse?
Lembre-se de que você nunca perderá nada que for realmente seu. Às vezes, a decisão de dar um tempo e deixar que algo acabe naturalmente pode contribuir para que isso ressurja de maneira melhor. Neste momento, a sua energia seria mais bem aproveitada se, em vez de abrir espaço para algo novo em sua vida, você simplesmente chorasse essa perda. Seja ela relacionada a uma pessoa querida, um emprego, uma situação, lamente-a até sentir que a tristeza se esgotou e começou a sua cura. Depois de dar vazão a todas as emoções, você estará realmente pronta para o novo. A tentativa de apressar o processo só lhe causará uma sobrecarga emocional posteriormente, quando você menos esperar. Deixe-se levar pelas emoções agora e vá até o fundo do poço, se preciso. Depois renasça das cinzas, mais disposta e preparada para avançar rumo a um futuro brilhante.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

domingo, 23 de junho de 2013

Conselho da Semana - Lua Cheia

Olá a todas!
Chegamos a Lua Cheia em Capricórnio. A realização, estrutura social e maturidade os temas desse plenilúnio. O conselho para essa semana é: O FEMININO: O GRAAL!

Significado da carta
O Graal surge diante de você, incitando-a a iniciar a sua Busca. O Graal é o Feminino perdido e esta carta indica uma mudança de valores e de pontos de vista.
Chegou a hora de respeitar, celebrar e cantar em verso e prosa o Feminino. É hora de se concentrar nos valores mais Femininos, centrados no lado direito do cérebro: a espiritualidade e a capacidade de cuidar dos outros com carinho, de se relacionar e de criar, em oposição aos valores mais relacionados ao sexo masculino e ao lado esquerdo do cérebro: a lógica, a análise e busca de comprovação científica.
Uma maneira importante de restituir ao Feminino o seu lugar de direito, onde ele pode ser reverenciado e considerado em pé de igualdade, é reivindicar o Feminino dentro de você e depois tratar a si mesma e a tudo que incorpore o Feminino com respeito e reverência. Uma vez que o mundo exterior reproduz tudo o que é criado nos planos interiores, depois que as mulheres valorizarem o Feminino conscientemente em seus atos e pensamentos, o mundo material começará a refletir essa mudança e agir do mesmo modo.
O seu eu Feminino é um verdadeiro mistério para você? Então é hora de explorá-lo! Você exacerbou o seu lado masculino para conseguir competir no mundo dos negócios, tão dominado pelos homens? Hora de mudar! Você vive na sua própria selva de pedras - um lugar seco e estéril, deprimente e desarmônico, que não lhe traz nenhuma satisfação? Hora de fazer o Feminino uma prioridade na sua vida! Você está cansada de ser acusada de ser mulher, de ser sempre relegada ao segundo plano ou simplesmente desvalorizada? Aprendeu a ficar de boca fechada só porque os homens não gostam de mulheres inteligentes? Sempre tem que provar a sua competência, aceitar salários mais baixos ou cargos menos estratégicos? Está farta de não participar das decisões mais importantes, de ser deixada de fora pelos "veteranos engravatados da diretoria" e não ter chance nas profissões consideradas tradicionalmente " masculinas" - embora você seja perfeitamente capaz de exercê-las -, só poque é mulher? Hora de tomar posse do seu poder pessoal e parar  de bancar a vítima. Talvez você não saiba muito bem o que significa o Feminino ou não saiba que papel ele poderia representar na sua vida. Então é hora de descobrir. Se você é uma mulher, o Feminino é a sede do seu poder. Se você é homem, ele é o portal para a sua espiritualidade. O que ambos os sexos precisam agora é de uma ligação mais profunda e de mais atenção para que o campo da sua vida fique mais verdejante e se torne uma floresta luxuriante.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

terça-feira, 18 de junho de 2013

A Reconsagração do Ventre


Chegamos ao final dos textos a respeito dos ciclos femininos e nesta última postagem eu gostaria de deixar como sugestão uma meditação para promover a reconexão e a reconsagração com o ventre. O ideal é fazê-la durante a menstruação.
Em primeiro lugar, acho importante reservar alguns minutos para que você possa se recolher em um ambiente tranquilo. Apague as luzes, se puder acenda uma vela vermelha –para celebrar a Deusa e o seu ciclo – e também um incenso.
Relaxe, concentre-se no aqui e agora, coloque as mãos sobre seu vente e mentalmente volte ao passado, na época do seu primeiro sangramento pessoal, e após, aos sangramentos durante o decorrer do tempo .Reflita sobre as seguintes questões:
- como foi a sua primeira menstruação?
- o que você ouviu das pessoas sobre a menstruação? O que fizeram você acreditar sobre esse assunto?
- o que a menstruação representa para você?
- você consegue reconhecer em você momentos de intuição, criatividade? Em que momento do seu ciclo isso acontece?
Por fim, emane uma energia  e pensamentos amorosos ao seu ventre, curando – o de todas as vibrações negativas que foram direcionadas a ele até o dia de hoje. Vibrações que são frutos de uma sociedade linear, consumista e patriarcal.
Sugiro que você anote as suas impressões em um caderno. Você pode confeccionar um caderno menstrual, ou comprar um – existem muitos cadernos menstruais artesanais que são realmente lindos. Mas enfim, faça as suas anotações e acho interessante fazer essa meditação todas as vezes em que estiver menstruada. Assim, você pode observar todo o processo de reconexão e vínculo com seus ciclos.
Espero que tenham gostado dessa série de textos.
Gratidão!
Mônica.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Universo EcoFeminino apóia todas as manifestações em busca de uma nação justa, democrática e igualitária, onde a população possa de fato participar de todos os processos de decisão!
Desejando ver um país e um mundo melhor,
Mônica e Ana K.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A menstruação vista como um tabu

Conforme foi colocado no texto anterior, a menstruação normalmente está representada pela lua minguante, que ao mesmo tempo está associada à face escura da Deusa e à morte. O sangue por si só já é visto como morte no contexto cultural em que vivemos.
Nos tempos mais antigos em que o sangrar da mulher era visto como mistério, as mulheres eram afastadas das atividades durante o período menstrual. Esta fase do ciclo menstrual era considerado um momento entre a vida e a morte. Recolhidas nas tendas da lua, as mulheres muitas vezes sincronizavam o ciclo menstrual, e nestas tendas ouviam a voz da intuição e buscavam o autoconhecimento. Os vínculos entre as mulheres eram fortalecidos e este fato atribuía poder a elas.
Porém, “gradualmente o sentido do poder sagrado foi sendo submetido pela ideia da poluição, da impureza, até resultar em um fator de desvalorização da mulher como ser humano”. (Mônika Von Koss – Rubra Força). E como resultado disto, as mulheres passaram a ser isoladas das comunidades não mais pela consagração da menstruação e sim pelo fato do sangue menstrual começar a ser considerado impuro. Desta forma, a menstruação que antes era um tabu pelo mistério dos ciclos e por ser sagrado, passou então a ser considerado um tabu pela impureza.
Certamente, toda a opressão que a mulher, seus ciclos e atributos sofrem por gerações se deve ao fato da sociedade patriarcal reconhecer o poder que carregamos em nós. A fragilização do feminino é conveniente ao sistema capitalista e patriarcal, para a submissão da mulher à produção e consumo.
No entanto, este contexto imposto nos dias de hoje compromete a nossa relação conosco e a relações sociais em geral. Como resultado disso, a nossa saúde é afetada, além de estarmos em desequilíbrio com o masculino, quando na verdade deveríamos ser complementares e andarmos lado a lado. No próximo texto, quero propor uma nova forma para que possamos nos reconectar aos nossos ciclos.
Até breve!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...