sábado, 10 de novembro de 2012

Esponjas Menstruais

No meu último aniversário, ganhei de presente da Ana Karina alguns livros muito bacanas que falam sobre o universo feminino. Neste momento, estou lendo “A Deusa – aprenda a descobri-la e a cultuá-la em todas as suas manifestações”, da autora Teresa Moorey. Uma coisa que achei muito interessante neste livro e que quero compartilhar aqui hoje é uma passagem em que a autora fala sobre esponjas marinhas menstruais. Confesso que é a primeira vez que vejo algo sobre isso e fiquei bem curiosa em saber se é uma boa alternativa. Se alguém já usou, ou conhece que já tenha usado, seria legal compartilhar a experiência. E segue aqui o relato da autora:
“A maior parte da proteção disponível não é benéfica nem para o meio ambiente nem para o corpo da mulher. As sustâncias alvejantes e as fibras dos tampões podem causar irritação, e, em casos extremos, o seu uso tem provocado choque tóxico e até mesmo morte. Absorventes higiênicos poluem os mares e são levados às praias pelas ondas. O que poderíamos fazer para remediar isso?
Esponjas menstruais são uma boa alternativa aos tampões. Para usá-las, você precisa comprar uma esponja natural, e cortá-la no tamanho requerido. Uma esponja natural será suficiente para supri-la com várias espojas menstruais, de maneira que você poderá experimentá-las cuidadosamente. O tamanho conveniente para você vai depender das dimensões do seu corpo e do fato de você ser virgem ou não, ter tido filhos, etc. Seja cuidadosa. Embora eu tenha três filhos, o tamanho mais confortável para mim ainda é de apenas seis a oito centímetros de diâmetro. Você poderá usar tamanhos diferentes em diferentes estágios do período menstrual, sendo as maiores obviamente melhores para os dias de fluxo mais intenso.
Para inserir a esponja, você precisará umedecê-la, espremer a maior parte da água e introduzi-la. Poderá sentir que ela é um tanto desconfortável. Depois de algum tempo, talvez perceba que ela começou a vazar, mas, de início, será apenas a água remanescente que sairá primeiro. Quando precisar remover a esponja, faça-o com cuidado para não se machucar, pois ela terá se amoldado ao corpo. É sempre possível tirar a esponja, porém, mulheres muito jovens podem sentir pânico. Se são os seus primeiros ciclos menstruais, talvez você precise de ajuda de uma mulher mais velha para conhecer melhor o seu corpo. Não empurre demais a esponja, e de início use uma bem pequena. Se você é virgem, poderá sentir dor ao colocar a esponja, a ponto de lhe parecer impossível! Não se preocupe, não há nada de errado com você. Significa apenas que a vagina precisa de uma suave distensão e uma esponja pode não ser adequada no momento.
Uma esponja saturada precisa ser totalmente lavada antes de ser reutilizada, de modo que esse pode ser um método inadequado se o seu período menstrual for abundante e você estiver longe de casa. No entanto, para dias médios e leves, ele pode ser ótimo. Deixe passar alguns meses até você se acostumar com as espojas, pois de início elas são estranhas. Nunca lave a sua esponja com sabão em pó ou detergente. Use apenas água comum e deixe a esponja secar naturalmente se não for reutilizá-la de imediato”.
Mônica Azevedo

Obs: Na Espanha vende as Esponjas. Link para conhecer: http://www.lacopamenstrual.es/tienda/esponjas-vaginales/

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conselho da Semana - Lua Minguante

Olá a todas!
Hoje as 22h30 a lua entra em sua fase minguante. O conselho para essa semana é: BRINCADEIRA!
A brincadeira surge furtivamente por trás de você e dá o ar da graça, envolvendo-o numa energia iluminada, divertida e efervescente. É hora de restabelecer o contato com sua criança interior e dar toda a sua atenção às cabriolas, piruetas e travessuras. A leveza e o entusiasmo que a arrebatam quando você se entrega à brincadeira são necessários agora para que você atinja novos patamares de alegria e criatividade. Também é essencial que você se desvencilhe de crenças enraizadas do paradigma cultural e comece a ver a vida como uma brincadeira divina. A sua situação atual exige uma perspectiva ampliada que só será possível se você começar a vida como uma divertida brincadeira.
Você aprendeu que a vida é um vale de lágrimas e agora percebeu que a sua própria vida mais parece uma gaiolinha e reflete exatamente essa crença? Você acreditou na história de que "a vida é coisa séria" e acha que brincar é bobagem, algo que não merece a sua atenção ou definitivamente não lhe interessa?  Você é maníaca por trabalho e prefere não ter de se incomodar com brincadeiras? Você sabe brincar? Talvez tenha sido ferida na sua capacidade de brincar e agora sinta dificuldade para resgatá-la. Pois saiba que é hora de incorporar a brincadeira à sua vida, deixando que ela a rejuveneça e revitalize. Rápido, ressuscite a sua criança interior antes que ela vire um fóssil para sempre! Agora é hora de folia!!!

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal. - Ed. Pensamento.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

5 de Novembro - Celebração da Mulher Aranha


Grande avó, figura ancestral,

Que me ensina a fiar meu destino!

Ajuda-me a reconhecer,

O potencial que tenho em mim,

Capaz de tecer um mundo de paz!

Vem, avó, comigo criar o sonho do mundo

E desenhar, no fio da vida,

O meu sonho pessoal!

Avó Aranha, enxergo no seu bordado

Os múltiplos padrões do destino de todos nós.

Obrigada, Avó, porque na Dança da Vida

Descobrimos que não estamos sós!

(Victória Gramacho)


Na data de hoje os povos nativos norte-americanos celebram a Mulher Aranha. Ela é cultuada entre os hopi, cherokee e kiowa.

A Mulher Aranha é a grande tecelã criadora da teia da vida. Ao misturar a terra com sua saliva, Ela criou o fogo, a chuva, os raios, arco-íris e todos os seres da Terra. Com seus fios, Ela ligou as quatro direções, assim como também ligou a cabeça dos homens (chakra coronário) a Ela, tecendo a teia do amor e sabedoria.

Ao mesmo tempo que a Mulher Aranha é criadora, Ela também tem a sua face ceifadora, tendo o poder de destruir para a renovação.

Como portadora da sabedoria ilimitada, a Mulher Aranha possui dons proféticos. Podemos estabelecer uma relação profunda com Ela, a partir do momento que buscamos o autoconhecimento. Assim, temos a chance de reconhecer os propósitos de nossas vidas, tendo então as Suas bênçãos para tecermos a nossa teia pessoal, ampliando os fios às relações com o outro e com o mundo. Porém, se insistirmos em viver num mundo de ilusões, nos distanciando de nós mesmas, fatalmente Ela se encarregará de traçar o nosso destino.

Que possamos, então, tecer as mais belas teias em nossas vidas!
Mônica Azevedo

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Conselho da Semana - Lua Cheia

Olá a todas!
Hoje é a Lua Cheia em Touro X Sol em Escorpião.
Fase favorável para desapegar e transformar valores e condicionamentos ultrapassados. Momento de cortes e rupturas com estruturas pouco sólidas. Touro fala do que é concreto, sólido, palpável, nossos recursos, o que temos. O que é realmente necessário para a minha caminhada? O Sol em Escorpião ajuda nesse processo de mergulhar no nosso interior e trazer essa resposta, auxiliando no processo de abandonar o que trava nossa jornada.

O conselho para a semana é: TEMPERANÇA!

Significado da carta:
A Temperança surge diante de você para ajudá-la, com carinho e delicadeza, a restabelecer o equilíbrio e a harmonia na sua vida. É hora de parar de viver nos extremos e de começar a ter mais moderação. Você tem percebido uma tendencia para exagerar na comida e/ou na bebida? Hora de tratar seu corpo com carinho e aprender a saborear o que você come ou bebe, para sentir mais prazer consumindo menos. Você esta vivendo em rotação máxima e não consegue achar o pedal do freio? Trate de se perdoar pelos padrões que seguiu até hoje e cultivar um estilo de vida mais saudável, com doses suficientes de trabalho, lazer e descanso.
Você tem fome o tempo todo, nunca se sente satisfeita e vive em busca da satisfação fora de si mesma? Então comece a buscar gratificação e realização dentro do seu próprio ser, reativando a sua ligação com a Divindade. Você ateou a tal ponto o fogo da paixão ao seu redor, que agora não consegue se mover sem queimar os pés? Hora de arrefecer os ânimos e cultivar a sua paz interior. Talvez, como cidadã de uma país onde existe tanta fartura, você se sinta no direito de consumir o que quer. Ou talvez ache que, para ficar mais próxima da Divindade, você tem de fazer um voto de pobreza e de abstinência e de abrir mão de todas as suas necessidades. Se for esse o caso, chegou o momento de acabar com as ilusões sobre o que é viver uma vida de moderação e descobrir a dádiva que ela lhe traz.
A atitude de viver só com o necessário, nem mais nem menos que isso, possibilitando assim que os outros também tenham como suprir as suas necessidades, tem uma beleza e uma elegância impar. Isso não significa negar a si mesmo. Significa descobrir a quantidade certa de tudo o que promove o bem-estar, a saúde de uma vida plena. Ninguém pode saber o que é mais apropriado pra você; só você mesma. A carta da Temperança anuncia que é hora de você descobrir e viver esse equilíbrio.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Graal - Ed. Pensamento.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conselho da Semana - Lua Crescente

Olá a todas!
Chegamos a lua crescente e o conselho para semana é: ÊXTASE!
Significado da carta:
Uma alegria extasiante dança o seu bailado na sua vida, trazendo com ela uma grande felicidade e prazer! Você está recebendo um convite carinhoso para elevar a sua vida à vibração máxima. Agora é hora de você apreciar cada momento da sua vida, cada batida do seu coração, cada lufada de ar que respira. Se você ficar esperando a felicidade bater a sua porta, vai cansar de esperar. No entanto, se decidir que quer encher a sua vida de uma alegria inebriante, ela se tornará um suntuoso banquete, que lhe trará saúde e vitalidade, além da companhia de muitas outras pessoas, só à espera de um convite para partilhar com você dessa mesa farta.
Os seus amigos não retornam os seus telefonemas ou encontram razões extremamente criativas e complexas para explicar por que não podem aceitar o seu convite para sair? Você foi multada pela polícia da alegria por transitar abaixo dos limites de prazer permitidos pela lei? Os seus estoque de momentos felizes diminuíram ou estão completamente vazios? Talvez você tenha aprendido que a vida é dor e sofrimento ou não esteja acostumada com a alegria porque ela não fez parte da sua  infância. Para você a alegria é como uma sobremesa que você só pode saborear depois de ter feito toda a lição de casa? Se a sua vida é sem graça, melancólica ou simplesmente chata, ou se ela é como um filme estrangeiro com legendas numa língua desconhecida, então você precisa fazer imediatamente uma sessão de reidratação, mas substituindo a água pelo mais puro prazer!
Incontáveis estudos atestam que os sentimentos de alegria, felicidade e êxtase se originam no cérebro. Isso significa que não precisamos esperar por momentos alegres para sentir alegria. Podemos ter um momento de alegria simplesmente fazendo uma pausa, respirando fundo e dizendo a nós mesmas: "Eu me sinto ótima!" ou "Este é um momento de plena felicidade" ou "Eu gosto de mim mesma!" ou outra expressão de felicidade mais do seu agrado.
Escolha fazer da alegria e do êxtase um hábito diário e a sua vida se transformará num mágico jardim de delícias!"*

*Texto retirado do livro: "O Oráculo do Código do Graal" - Ed. Pensamento.

Observação pessoal: Em menos de 2 meses é a terceira vez que sai essa carta. Acredito que além de reforçar me traz confirmações sobre a minha jornada e o que ando buscando. Muito grata!

Com carinho,
Ana K.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Conselho da Semana - Lua Nova

Olá a todas!
Hoje Sol e Lua estão juntos no céu dando inicio a Lunação em Libra.
Libra é um signo do elemento ar e regido por Vênus.
Ciclo das parcerias, do equilibrio, do compartilhar, ponderar e da justa medida.

O conselho para a lua nova é: COOPERAÇÃO!

Significado da carta:
Essa carta entra impetuosamente na sua vida, exigindo toda a sua atenção. Você está sendo agraciado com a oportunidade de possibilitar acordos, negociações, ambientes de trabalho, etc em que haja cooperação para que todos saiam ganhando. Esse resultado ideal é alcançado quando o enfoque deixa de ser a satisfação das necessidades de alguns em detrimento das necessidades de outros, e passa a ser a satisfação das necessidades de todos.
No atual paradigma cultural, é o primeiro enfoque que prevalece, aquele em que a maioria ganha e a minoria perde, embora merecendo a mesma consideração. Esse é um modelo hierárquico de ser e de se comportar que incentiva a competição e a desigualdade. Ele também alimenta a crença na escassez. Só alguns poucos escolhidos conseguem o que precisam porque não existe o suficiente para satisfazer as necessidades de todos.
A filosofia defende a cooperação para que todos saiam ganhando baseia-se na igualdade. Ela considera as necessidades de todos como uma parte essencial do todo. Essa filosofia substitui a competição pela cooperação e estimula o melhor em todos nós e para todos nós. Nas estratégias que visam à cooperação, as necessidades de todo o grupo são levadas em conta e por isso todos se interessam em encontrar uma solução e fazem tudo o que está ao seu alcance para que ela dê certo. A decisão de levar em conta as necessidades de todos para que ninguém saia perdendo é uma abordagem sistêmica da vida, que promove relacionamentos estáveis e positivos, facilita a descoberta de soluções em que a igualdade prevalece e as necessidades de todos são ouvidas e levadas em consideração além de incentivar diálogos pacificos e amorosos e acabar com conflitos.
Ganhar não é tudo, mas, na sua opinião, é a ÚNICA coisa pela qual vale a pena lutar? Você agarrou com unhas e dentes as suas oportunidades de sucesso, herdou nome e sobrenome, uma dinastia, uma posição de autoridade ou uma grande influência sobre as outras pessoas e tem medo de que possa perder tudo se mudar o seu jeito de ser? Você é uma exaurida loba solitária, que prefere andar no passo rápido dos solitários e independentes, fazendo tudo sem a ajuda de ninguém, em vez de estimular a interdependência  O bom é que chegou a era de aquário e isso significa que nenhum de nós precisa fazer tudo sozinho. A chave para a energia de aquário é o trabalho em equipe: as pessoas trabalham juntas pelo bem do todo, dividindo a carga de trabalho de maneira saudável, cooperativa e benéfica, de um jeito que todos saiam ganhando.

*Trecho retirado do livro: O Código do Oráculo do Graal - Ed. Pensamento.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Conselho da Semana - Lua Minguante

Olá a todas!
Hoje começa a lua minguante e o conselho para essa semana é: SERVIR!
Significado da carta:
A doçura de Servir surge à sua frente para envolvê-la em seus braços. A sua vida é abundante, repleta das preciosas bençãos da Divindade, e você está na situação mágica de poder ajudar as pessoas da sua vida e as que estão ao seu redor.
Você já ficou pensando em como poderia ser uma fada madrinha para uma pessoa ou um grupo de pessoas? Você gostaria de ser útil, mas simplesmente não sabe como? Você está cansada de ficar de braços cruzados por achar que uma andorinha não faz verão? Talvez você esteja querendo fazer o bem só para se redimir das suas falhas ou para se modificar, achando que o caminho do serviço ao próximo é crivado de dor e atribulações?
Servir é uma dádiva divina - uma dádiva tanto para os que a demonstram quanto para os que se beneficiam dela. Se os esforços que você faz para ajudar os outros não causam em você a sensação de que é uma pessoa abençoada, então é hora de deixar de lado as crenças negativas com respeito ao serviço ao próximo e/ou escolher outra maneira mais gratificante de fazer o bem. Será que fazer o bem a um preço tão alto pode ser considerado de fato um serviço ao próximo? O verdadeiro ato de servir é resultado da sua ligação com a Divindade e realizado com amor e reverência. Opte por fortalecer a presença da Divindade na sua vida e a sua solidariedade será um farol a iluminar a todos.*

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...