quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Conselho da Semana - Lua Nova


Olá a todas!
Hoje começa a Lunação de Sagitário e vai até o dia 11/01. Esta lunação fala sobre mirar o futuro, estabelecer metas, desbravar  novos horizontes, seguir em frente com entusiasmo, confiança e otimismo. Vamos aproveitar a egregora do fim de ano e agradecer por todos os momentos vividos e por todos os aprendizados. Mas o que passou, passou. Temos muito o que viver, temos muito o que caminhar. Sigamos!

O conselho para essa semana é: BRINCADEIRA!
A brincadeira surge furtivamente por trás de você e dá o ar da graça, envolvendo-o numa energia iluminada, divertida e efervescente. É hora de restabelecer o contato com sua criança interior e dar toda a sua atenção às cabriolas, piruetas e travessuras. A leveza e o entusiasmo que a arrebatam quando você se entrega à brincadeira são necessários agora para que você atinja novos patamares de alegria e criatividade. Também é essencial que você se desvencilhe de crenças enraizadas do paradigma cultural e comece a ver a vida como uma brincadeira divina. A sua situação atual exige uma perspectiva ampliada que só será possível se você começar a vida como uma divertida brincadeira.
Você aprendeu que a vida é um vale de lágrimas e agora percebeu que a sua própria vida mais parece uma gaiolinha e reflete exatamente essa crença? Você acreditou na história de que "a vida é coisa séria" e acha que brincar é bobagem, algo que não merece a sua atenção ou definitivamente não lhe interessa?  Você é maníaca por trabalho e prefere não ter de se incomodar com brincadeiras? Você sabe brincar? Talvez tenha sido ferida na sua capacidade de brincar e agora sinta dificuldade para resgatá-la. Pois saiba que é hora de incorporar a brincadeira à sua vida, deixando que ela a rejuveneça e revitalize. Rápido, ressuscite a sua criança interior antes que ela vire um fóssil para sempre! Agora é hora de folia!!!

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal. - Ed. Pensamento.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A Raiva: Uma Estranha Aliada

Aqui estou outra vez para falar a respeito de mais uma coisa valiosa que aprendi com o livro “Mulheres que Correm com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés! Há cinco anos eu estou sempre com este livro por perto e até hoje ele tem algo importante para me ensinar...acho que será assim pelo resto da minha vida.
Terminei há poucos dias o capítulo 12 - A demarcação do território: os limites da raiva e do perdão. Sim, a raiva! Esse sentimento que nos ensinaram que é feio ter, que deve combatido e reprimido. E é justamente por conta desta repressão, que a raiva fica escondida dentro de nós, sendo alimentada em silêncio, nos envenenado e nos transformando em mulheres amarguradas. Ou então, em outros casos, nos transformando em pessoas explosivas. É claro que ninguém é feliz sentindo-se assim, é claro que ninguém quer ser consumida por esse sentimento. Mas sinceramente, alguém aqui foi ensinada a vivenciar a raiva? Alguém já ouviu falar que é saudável nos sentar ao lado dela, que é saudável bater um papo e tentar ouvir dela qual foi o motivo dela ter sido despertada? Tenho certeza que não.

Neste capítulo, Clarissa nos fala que se permitirmos, a raiva pode ser uma aliada, e tenho percebido que isso é uma grande verdade. “Nossa raiva pode, por algum tempo, ser nossa mestra... algo de que não devemos nos livrar tão rápido, mas, sim, pelo que devemos escalar a montanha, algo a ser identificado, algo com que aprender, algo a ser tratado internamente e depois ser transformado em algo útil para o mundo, ou algo que deixamos voltar ao pó. Na vida selvagem, a raiva não é um item isolado. Ela é uma substância à espera de nossos esforços transformadores. O ciclo da raiva é como qualquer outro ciclo: ela sobe, cai, morre e é liberada como energia nova”. 

Ao reler este capítulo, comecei a perceber as chances que perdi de rosnar para impor limites e respeito, ao invés de ter ataques de fúria, a ponto de me expor e expor o outro. Sim, começo a perceber que é possível isso! É possível que exista um momento oportuno para mostrarmos ao outro que ele está pegando pesado. E aos poucos, começo a entender que é possível mostrar ao outro com clareza que queremos ser respeitadas, resolvendo o conflito ali na hora, sem precisar levar mágoas para a casa, remoendo aquilo por muito tempo, ou até mesmo por toda a vida. Ah, mas é difícil!

Muitas vezes é de fato impossível resolver a questão na hora, aí, o ideal é que a gente possa perdoar. Clarissa fala também sobre o processo do perdão, nos mostrando que ele não precisa ser concluído imediatamente, como muitas pessoas acreditam que tenha que ser. Ela coloca que o perdão consiste nos seguintes estágios:

1. Deixar passar — deixar a questão em paz

2. Controlar-se — renunciar à punição

3. Esquecer — afastar da memória, recusar-se a repisar

4. Perdoar — o abandono da dívida

Para mim, esse é um processo muito complicado, e não sei se já consegui concluir todas essas etapas em relação à muitas das raivas que já tive na  minha vida. Mesmo tentando avaliar a partir destes comentários de Clarissa:

“O perdão é um ato de criação. Você pode escolher entre muitas formas de proceder. Você pode perdoar por enquanto, perdoar até que, perdoar até a próxima vez, perdoar mas não dar outra chance — começa tudo de novo se acontecer outro incidente. Você pode dar só mais uma chance, dar mais algumas chances, dar muitas chances, dar chances só se... Você pode perdoar uma ofensa em parte, pela metade ou totalmente. Você pode imaginar um perdão abrangente. Você decide. Como a mulher sabe que perdoou? Você passa a sentir tristeza a respeito da circunstância, em vez de raiva. Você passa a sentir pena da pessoa em vez de irritação. Você passa a não se lembrar de mais nada a dizer a respeito daquilo tudo. Você compreende o sofrimento que provocou a ofensa. Você prefere se manter fora daquele meio. Você não espera por nada. Você não quer nada. Não há no seu tornozelo nenhuma armadilha de laço que se estende desde lá longe até aqui. Você está livre para ir e vir. Pode ser que tudo não tenha acabado em “viveram felizes para sempre”, mas sem a menor dúvida existe de hoje em diante um novo ‘Era uma vez’ à sua espera”.

Indo para a parte “prática” quero relatar um fato curioso, que aconteceu comigo no dia seguinte após ler o capítulo. Acabei vivendo uma situação relacionada a uma das maiores raivas que já tive. Foram ANOS tentando fugir dessa raiva e mesmo assim, percebia que quanto mais eu corria, a sombra dela atrás de mim aumentava. Depois disto, foram VÁRIAS conversas com ela, até conseguir virar a página. E como disse, pouco depois de ler o capítulo, alguém próximo faz um comentário sobre o assunto que me feriu no passado, certamente, acreditando que falar sobre isso é algo natural. A primeira reação que tive foi fazer cara feia e mostrar os dentes, o que deixou a pessoa surpresa. GRRRR!! Mas passou e partimos numa boa para outro assunto. Honestamente, após o ocorrido, fiquei pensando comigo: “achei que essa questão estivesse bem resolvida dentro de mim”.

E depois de pensar muito a respeito, concluí que é possível que esteja tudo bem resolvido sim...a reação que tive foi somente uma forma de demonstrar que ok, a coisa foi desgastante. Mas agora que tudo passou, só quero deixar o que é do passado no passado. Só quero deixar enterrado o que já morreu... sem dúvida essa pessoa entendeu o recado e assim, vamos tocar a vida pra frente. É assim que deve ser!

Falo aqui sobre a minha experiência por acreditar que muitas possam estar tentando se libertar de uma raiva, assim como ocorreu (e ainda acontecerá muitas vezes) comigo. Acho também que o livro poderá mostrar a vocês outra perspectiva a respeito da raiva, auxiliando muitas a se curarem dela. Acredito que se estivermos de coração aberto, vale a pena entrar em contato com essa ferida!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Conselho da Semana - Lua Minguante

Olá a todas!
Chegamos a Lua Minguante e o conselho para a semana é: ESCOLHA!
Significado da carta:
A Escolha está à sua espera nas encruzilhadas do caminho. Escolher ou não escolher, eis a questão. Você está precisando exercer o seu livre-arbítrio na situação que se apresenta. É preciso que você decida por um caminho. Você pode tentar evitar essa escolha ou se entorpecer por meio do sexo, das drogas, do álcool ou do trabalho. E também pode optar por ver o que está acontecendo como a melhor coisa que poderia ter acontecido e enfrentar a situação com lucidez, honestidade e sobriedade emocional. Agora é hora de você fazer a sua escolha.
Somos presenteados com situações desafiadoras na vida para que possamos crescer. É encontrando e aprimorando as nossas chamadas "nêmesis" que nos tornamos a sábia anciã que precisamos ser - um manancial de sabedoria para a nossa comunidade e para o mundo. Não há como escapar das coisas que nos oprimem, angustiam e atormentam. Tudo o que podemos fazer é escolher o modo como iremos encará-las e a maneira como aproveitaremos as nossas experiências.
Os seus armários estão abarrotados de "técnicas de evitação" para todas as ocasiões? Hora de se livrar de todas elas e começar a tomar decisões. Você entra em pânico sempre que precisa fazer uma escolha? Hora de fazer da escolha uma aliada. Talvez você tenha uma vida muito regrada. Cerceada pelos pais, pela sociedade, pela Igreja, pelo Estado ou seja lá pelo o que for, você nunca teve de tomar uma decisão sozinha ou fazer uma escolha? Se esse é o seu caso, hora de reassumir o seu poder pessoal. Você tem a impressão de que não tem escolha? Hora de reorganizar, reconhecer e, redescobrir o pode de escolha em todos os momentos da sua vida.

*Trecho retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conselho da Semana - Lua Cheia

Olá a todas!
Hoje chegamos a Lua Cheia em Gêmeos - Sol em Sagitário. Esse eixo fala sobre a capacidade de mentalizar, ter idéias e projetos para o futuro. Para onde está apontada a sua flecha?
Também é o eixo da comunicação. Que alcance tem as suas palavras? Para onde elas te levam?
Pense além e vá além!
O conselho para essa semana é: DIVERTIMENTO!
Significado da carta:
O Divertimento aparece diante de você com os olhos brilhantes e um sorriso nos lábios, pronta para tocá-la com a sua risonha varinha. É assim que ela convida você a viver com mais leveza, espirituosidade e bom humor. É hora de se livrar do fardo da solenidade e da seriedade e aproveitar a vida com um sorriso no coração. O Divertimento chegou a tempo de ajudá-la a viver dando risada e a ver o lado cômico de todas as situações da vida.
Você é do tipo que só faz dramalhão, transformando a vida numa verdadeira novela mexicana? É hora de parar com isso. Você deixa que as preocupações a corroam até os ossos e deixem o seu sistema nervoso em frangalhos? É hora de fazer das risadas o seu antidoto diário. Você costuma ficar embaraçada e constrangida ao pensar em quanto era alegre e divertida na infância e o quanto se sente insegura agora para demonstrar o seu senso de humor? É hora de deixar tudo isso de lado e fazer da comicidade uma aliada. Talvez você tenha sido obrigada a enfrentar tantos desafios na vida que acabou perdendo toda a jovialidade e se tornou um verdadeiro zumbi. Então, rápido, você precisa fazer imediatamente algumas sessões de terapia do riso! Não podemos viver sem muitas coisas, mas existe uma sem a qual não sobrevivemos: o senso de humor, especialmente se nos sentimos pressionados ou no fundo do poço. Portanto, encare a vida como uma farsa e opte por ver o lado absurdo de cada situação. Afinal de contas, quem disse que precisamos encarar a vida com tanta severidade?

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Conselho da Semana - Lua Crescente

Olá a todas!
Chegamos a Lua Crescente e o conselho para essa semana é: CARINHO!
Significado da Carta:
A sua busca leva você ao mundo multidimensional do Carinho. Para se preparar para a etapa seguinte da sua busca, você precisa aprender a arte de cuidar de si mesma, em todos os níveis da sua vida. É essencial que você se una à natureza para despertar o que está adormecido e agora se faz necessário.
Ter carinho por si não é apenas tomar um bom banho, embora esse seja um excelente começo. É também mudar as suas crenças e o seu jeito de pensar. A pessoa que tem carinho por si vive como se cada momento ou situação da vida só existisse para lhe proporcionar uma experiência maravilhosa, extremamente enriquecedora e nutritiva.
As mulheres tem uma afinidade especial com a natureza e com a terra, por causa da sua natureza cíclica - a menstruação e as estações - da sua capacidade de gerar vidas e também de nutrir essa vida com o próprio corpo. Nós somos mães, assim como a terra também é. Assim, recorra à natureza quando estiver disposta a cuidar de si mesma, pois ela é particularmente revitalizante.
Você se irrita só de pensar em arranjar um tempo para cuidar de si mesma, pois tudo o que quer é trabalhar, trabalhar, trabalhar? Alguém fez a sua cabeça? Então é hora de uma boa reprogramação mental. Não sobra muito tempo para você cuidar de si mesma, depois de ter cuidado de todo mundo da sua família, do seu trabalho, da sua comunidade e daqueles que ainda nem teve a honra de conhecer? Hora de encarar você mesma como uma prioridade. O seu trabalho exige que você zele pelo bem-estar dos clientes, dos colegas de trabalho, dos patrões, o que a deixa e exausta e totalmente desvitalizada? Hora de mudar de ares! Talvez você ache que a sua vez ainda não chegou. Se esse for o seu caso, pare de colocar empecilhos ao seu bem-estar. Voce também merece carinho, precisa dele, então se disponha a recebê-lo!
Nenhum de nós, nem mesmo quem vive se gabando da sua energia inesgotável, consegue passar longos períodos sem se reabastecer, sem também receber cuidados que nos sustentem e saciem a nossa fome de amor. Quando assinamos o contrato para reencarnar na forma física, prometemos que iríamos cuidar bem do nosso veiculo. (Leia as cláusulas escritas em letras pequenas!). E isso significa que nos propusemos a reservar um tempo para cuidar de nós mesmas.

*Trecho retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

Com carinho,
Ana K.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conselho da Semana - Lua Nova

Olá a todas!
Hoje começa a Lunação (Sol e Lua juntos no céu) de Escorpião e vai até 13/12/12.
Este ciclo traz o poder de irmos até as nossas entranhas, ao mais profundo do nosso ser, ver nossos demônios e nossos medos. Como sempre há o livre-arbítrio, cabe a nós paralisar ou ter coragem para encarar e transformar. Mudar e melhorar.
Esta Lunação terá também o Eclipse Solar que ocorre essa noite, potencializando o poder para mudanças. Eclipses falam de situações limites que são postas a prova e que precisam de uma decisão final. É ou não é.
Esta noite, busque ficar uns momentos sozinha/o. Aquiete a mente e o coração. Ouça sua voz interna, sua intuição. Reflita sobre o que é realmente necessário para você e o que deve partir.
Busque sua cura. Mergulhe em si, trabalhe a cura e a transformação durante toda a lunação. Lapide-se. Você é um diamante.

O conselho para essa semana de Lua Nova é: FARTURA!
Significado da carta:
A Fartura surge, agraciando você com a sua inesgotável cornucópia de abundancia. É hora de celebrar e entoar a sua canção de agradecimento por tudo o que você tem: alimentos que nutrem seu corpo, um teto sobre o qual se abrigar, roupas que a mantêm aquecida. Se você está precisando de uma colheita mais abundante, esta carta indica que é hora de identificar as suas necessidades e refletir sobre a melhor maneira de atendê-las.
Você está tão preocupada em ver o que lhe falta na vida, que nem nota mais se o copo está meio cheio ou meio vazio, mas apenas repara que ele não brilha como cristal Bacarat? Você lamenta ao ver a rapidez com que as notas deixam a sua carteira ou abençoa o fato de conseguir pagar as contas e pede a Deus que esse dinheiro logo seja reposto? O dinheiro é a sua medida de sucesso e valor? Você está em sintonia com o fluxo de abundância e vive com a certeza de que nada lhe faltará e que todas as suas necessidades serão preenchidas? Talvez você viva numa terra de escassez, onde impere a consciência de pobreza, ou acredite que a prosperidade seja a raiz de todo mal. Seja qual for a sua relação com a Fartura, é hora de reconhecer as bênçãos que recebeu na vida e tomar consciência de que você é uma filha bem-amada e afortunada da Divindade. Se você vive com medo de ficar sem dinheiro, é hora de dar um basta aos pensamentos de escassez, carência e inadequação. Opte pôr suprir o seu computador interior com imagens de abundância e você logo se surpreenderá com o que pode criar!!!
Reflexão: O que eu preciso para ter fartura na minha vida?

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

Obs: Hoje, na India, comemora-se o Diwali. Festival das Luzes! Feliz Diwali a todas!
Da escuridão para a luz! =)

Uma ótima Lunação a todas!
Com carinho,
Ana K.

sábado, 10 de novembro de 2012

Esponjas Menstruais

No meu último aniversário, ganhei de presente da Ana Karina alguns livros muito bacanas que falam sobre o universo feminino. Neste momento, estou lendo “A Deusa – aprenda a descobri-la e a cultuá-la em todas as suas manifestações”, da autora Teresa Moorey. Uma coisa que achei muito interessante neste livro e que quero compartilhar aqui hoje é uma passagem em que a autora fala sobre esponjas marinhas menstruais. Confesso que é a primeira vez que vejo algo sobre isso e fiquei bem curiosa em saber se é uma boa alternativa. Se alguém já usou, ou conhece que já tenha usado, seria legal compartilhar a experiência. E segue aqui o relato da autora:
“A maior parte da proteção disponível não é benéfica nem para o meio ambiente nem para o corpo da mulher. As sustâncias alvejantes e as fibras dos tampões podem causar irritação, e, em casos extremos, o seu uso tem provocado choque tóxico e até mesmo morte. Absorventes higiênicos poluem os mares e são levados às praias pelas ondas. O que poderíamos fazer para remediar isso?
Esponjas menstruais são uma boa alternativa aos tampões. Para usá-las, você precisa comprar uma esponja natural, e cortá-la no tamanho requerido. Uma esponja natural será suficiente para supri-la com várias espojas menstruais, de maneira que você poderá experimentá-las cuidadosamente. O tamanho conveniente para você vai depender das dimensões do seu corpo e do fato de você ser virgem ou não, ter tido filhos, etc. Seja cuidadosa. Embora eu tenha três filhos, o tamanho mais confortável para mim ainda é de apenas seis a oito centímetros de diâmetro. Você poderá usar tamanhos diferentes em diferentes estágios do período menstrual, sendo as maiores obviamente melhores para os dias de fluxo mais intenso.
Para inserir a esponja, você precisará umedecê-la, espremer a maior parte da água e introduzi-la. Poderá sentir que ela é um tanto desconfortável. Depois de algum tempo, talvez perceba que ela começou a vazar, mas, de início, será apenas a água remanescente que sairá primeiro. Quando precisar remover a esponja, faça-o com cuidado para não se machucar, pois ela terá se amoldado ao corpo. É sempre possível tirar a esponja, porém, mulheres muito jovens podem sentir pânico. Se são os seus primeiros ciclos menstruais, talvez você precise de ajuda de uma mulher mais velha para conhecer melhor o seu corpo. Não empurre demais a esponja, e de início use uma bem pequena. Se você é virgem, poderá sentir dor ao colocar a esponja, a ponto de lhe parecer impossível! Não se preocupe, não há nada de errado com você. Significa apenas que a vagina precisa de uma suave distensão e uma esponja pode não ser adequada no momento.
Uma esponja saturada precisa ser totalmente lavada antes de ser reutilizada, de modo que esse pode ser um método inadequado se o seu período menstrual for abundante e você estiver longe de casa. No entanto, para dias médios e leves, ele pode ser ótimo. Deixe passar alguns meses até você se acostumar com as espojas, pois de início elas são estranhas. Nunca lave a sua esponja com sabão em pó ou detergente. Use apenas água comum e deixe a esponja secar naturalmente se não for reutilizá-la de imediato”.
Mônica Azevedo

Obs: Na Espanha vende as Esponjas. Link para conhecer: http://www.lacopamenstrual.es/tienda/esponjas-vaginales/

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conselho da Semana - Lua Minguante

Olá a todas!
Hoje as 22h30 a lua entra em sua fase minguante. O conselho para essa semana é: BRINCADEIRA!
A brincadeira surge furtivamente por trás de você e dá o ar da graça, envolvendo-o numa energia iluminada, divertida e efervescente. É hora de restabelecer o contato com sua criança interior e dar toda a sua atenção às cabriolas, piruetas e travessuras. A leveza e o entusiasmo que a arrebatam quando você se entrega à brincadeira são necessários agora para que você atinja novos patamares de alegria e criatividade. Também é essencial que você se desvencilhe de crenças enraizadas do paradigma cultural e comece a ver a vida como uma brincadeira divina. A sua situação atual exige uma perspectiva ampliada que só será possível se você começar a vida como uma divertida brincadeira.
Você aprendeu que a vida é um vale de lágrimas e agora percebeu que a sua própria vida mais parece uma gaiolinha e reflete exatamente essa crença? Você acreditou na história de que "a vida é coisa séria" e acha que brincar é bobagem, algo que não merece a sua atenção ou definitivamente não lhe interessa?  Você é maníaca por trabalho e prefere não ter de se incomodar com brincadeiras? Você sabe brincar? Talvez tenha sido ferida na sua capacidade de brincar e agora sinta dificuldade para resgatá-la. Pois saiba que é hora de incorporar a brincadeira à sua vida, deixando que ela a rejuveneça e revitalize. Rápido, ressuscite a sua criança interior antes que ela vire um fóssil para sempre! Agora é hora de folia!!!

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal. - Ed. Pensamento.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...