Olá!
Hoje as 17h43 Sol e Lua se encontram no céu e dão inicio a Lunação de Capricórnio, a da realização, e vai até o dia 10/02. A primeira fase, que é a Lua Nova, é a fase de plantar a semente.
Aonde você quer chegar? Planeje, estruture, foque e trabalhe para materializar o que deseja.
Boa lunação a todas!
O conselho para essa semana de lua nova é: SABEDORIA!
Significado da carta
A Sabedoria, com a sua capacidade de identificar a conduta mais correta e verdadeira e com o conhecimento que ela tem da experiência mundana, apresenta-se com nobreza e serenidade na sua vida. A resposta que você está procurando requer bom senso e clareza de julgamento. Você precisa de tempo para descobrir a melhor forma de agir; enquanto isso, demonstre o seu empenho, experimente, prove e use a imaginação.
Você vive numa torre de marfim defendida com unhas e dentes e afastada das questões cotidianas da vida? Ou observa a vida de uma distância segura, evitando se envolver? Você tem dúvidas com relação à sua própria sabedoria e à sua capacidade de tomar decisões, pois quando criança a sua vontade, o seu discernimento e a sua curiosidade intelectual foram podados pelos seus pais, pela igreja, pelos professores ou pelas pessoas que cuidavam de você? Talvez você tenha algumas lembranças remotas (de vidas passadas), quando foi queimada por ser uma sábia anciã e agora sinta dificuldade para mostrar o poder da sua sabedoria.
Tudo o que existe na vida é um caminho para aquisição de conhecimento. Quando você vive plenamente, aproveitando a vida ao máximo, tem mais chance de viver experiências que a tornem uma pessoa mais sábia. A tentativa de viver numa caixinha estreita e apertada, para não ficar à mercê da mágoa, da dor, da doença e da perda, é só uma prova de covardia e um modo de antecipar a morte. Viver com destemor - sem medo, mas enfrentando e vencendo medos - é que traz sabedoria. Pare de se proteger da vida! Quando você dança e canta com a vida, vivendo-a plenamente, a sua recompensa é a sabedoria na maturidade e a satisfação de uma vida bem vivida. A sua dádiva à comunidade é ser uma sábia anciã, que vale muito mais que o seu peso em ouro!
*Trecho retirado do livro: O oráculo do código do Graal - Ed. Pensamento.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Deusa Atena
Atena é filha de Zeus e Métis – a sabedoria - uma deusa
pré-olímpica. Quando Métis estava grávida, Zeus soube que a criança que ela carregava
poderia ser mais poderosa que ele e assim, ele engoliu a esposa. Com o passar
do tempo, Zeus começou a sofrer com dores de cabeças insuportáveis e assim, pediu
para que Hefesto abrisse seu crânio. Hefesto abriu a cabeça de Zeus com um
machado e neste momento Atena nasce, já adulta e vestida com trajes de guerra.
Quando Atena é mencionada como uma deusa da guerra, significa
que ela possui os atributos relacionados à prudência, lógica, perspicácia, estratégia,
diplomacia, raciocínio e capacidade de previsão, uma vez que essas
características são fundamentais para o sucesso de uma batalha, e não somente à
força física. Deste modo, Atena confere os potenciais que possui a seus
protegidos.
Estou vivendo um momento de muitas mudanças em minha vida.
Mudanças inevitáveis e que me deixam insegura, pois estou entrando em
realidades desconhecidas. São verdadeiras batalhas que terei que enfrentar a
cada dia e sei que estão só começando. E estes novos desafios estão me exigindo
muita maturidade e equilíbrio. Quando penso em tudo o que está acontecendo, não
tenho como deixar de pensar que essas características de Atena existem em mim,
pois como mencionei no início, tenho uma afinidade muito grande com essa deusa.
Muitas vezes eu não acredito nisso, esqueço de dar uma pausa para respirar e pensar e
assim acabo permitindo que as atitudes guiadas pelo emocional prevaleçam. E com
isso, algumas vezes eu acabo me prejudicando. Por isso, estou buscando por
Atena o tempo todo, para que Ela me ajude a me fortalecer nestes momentos. E certamente, eu sou muito grata por carregar o poder de Atena em mim.
Então, que Atena me inspire e me abençoe com a sua sabedoria,
para que eu possa vencer estes desafios!
Mônica Azevedo
sábado, 5 de janeiro de 2013
Conselho da Semana - Lua Minguante
Olá a todas!
Primeiramente gostaria de desejar um feliz ano-novo, que seja um ciclo de felicidade e realizações, com harmonia e paz!
O conselho para essa semana de lua minguante é: AMOR!
Significado da carta
O Amor surge a sua frente, vertendo o seu doce e delicioso néctar sobre você e sua vida. Chegou a hora de se banhar na radiância, no poder de cura e na energia nutritiva do amor. Graças ao amor podemos cantar para o mundo a nossa canção, mostrar o nosso dom especial. Tudo na vida e no universo vibra na sintonia do amor. O amor não só torna tudo possível, mas a tudo conquista com gratidão.
Você está se sentindo pobre e miserável, seca por dentro, carente e solitária, sem alguém que a ame e que você possa amar? Ainda não encontrou o amor da sua vida e tem de dar um jeito de viver sem ele? Você preferia não amar mais ninguém, se possível nunca mais? Quem sabe você tenha sentido dificuldade para se ligar com a Divindade ou para sentir a presença da Divindade na sua vida? Pois agora é hora de fazer mudanças profundas que transformarão a sua vida!
O amor é um direito seu por nascença, tenha você um companheiro, um cônjuge, um namorado, um consorte, um filho, um animal de estimação ou uma planta ou pedra especial. A presença do amor em sua vida não depende de nada nem de ninguém, exceto de você mesma. É você quem decide se quer ou não que a sua vida seja plena e transbordante de amor. Tudo o que você tem de fazer para mudar o jeito como o amor se manifesta na sua vida é amar a si mesma. Você não pode dar o que não tem. A primeira coisa que precisa passar por uma transformação é o seu relacionamento com a Divindade. Se falta amor na sua vida, você pode se ligar com a Fonte para que o amor passe a fluir na sua vida. Comece perdoando a si mesma por qualquer coisa que tenha criado na vida, e deixe que o amor entre em ação!
*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.
Primeiramente gostaria de desejar um feliz ano-novo, que seja um ciclo de felicidade e realizações, com harmonia e paz!
O conselho para essa semana de lua minguante é: AMOR!
Significado da carta
O Amor surge a sua frente, vertendo o seu doce e delicioso néctar sobre você e sua vida. Chegou a hora de se banhar na radiância, no poder de cura e na energia nutritiva do amor. Graças ao amor podemos cantar para o mundo a nossa canção, mostrar o nosso dom especial. Tudo na vida e no universo vibra na sintonia do amor. O amor não só torna tudo possível, mas a tudo conquista com gratidão.
Você está se sentindo pobre e miserável, seca por dentro, carente e solitária, sem alguém que a ame e que você possa amar? Ainda não encontrou o amor da sua vida e tem de dar um jeito de viver sem ele? Você preferia não amar mais ninguém, se possível nunca mais? Quem sabe você tenha sentido dificuldade para se ligar com a Divindade ou para sentir a presença da Divindade na sua vida? Pois agora é hora de fazer mudanças profundas que transformarão a sua vida!
O amor é um direito seu por nascença, tenha você um companheiro, um cônjuge, um namorado, um consorte, um filho, um animal de estimação ou uma planta ou pedra especial. A presença do amor em sua vida não depende de nada nem de ninguém, exceto de você mesma. É você quem decide se quer ou não que a sua vida seja plena e transbordante de amor. Tudo o que você tem de fazer para mudar o jeito como o amor se manifesta na sua vida é amar a si mesma. Você não pode dar o que não tem. A primeira coisa que precisa passar por uma transformação é o seu relacionamento com a Divindade. Se falta amor na sua vida, você pode se ligar com a Fonte para que o amor passe a fluir na sua vida. Comece perdoando a si mesma por qualquer coisa que tenha criado na vida, e deixe que o amor entre em ação!
*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Feliz Solstício de Verão!
Bem-vindas Forças do Verão!
Desejamos a todas, uma estação com muita energia, ousadia e clareza para realizar seus propósitos!
Beijos,
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
Conselho da Semana - Lua Crescente
Olá a todas!
Chegamos a Lua Crescente (hoje em Áries) e o conselho para essa semana é: SOBERANIA!
Significado da carta: Você passará por um fogo cruzado. As questões que terá de enfrentar colocarão em xeque sua soberania, a sua autoridade e o seu poder, em todos os níveis. Elas colocarão em dúvida o direito que você tem de governar o seu próprio território, ou seja, você mesma. É hora de reassumir totalmente o seu poder.
Você aprendeu que as mulheres poderosas geralmente são feia e mal-amadas? Você foi criada numa família, cultura, religião que a destituiu de todo o seu poder? Você evita assumir responsabilidade pelos seus atos porque tem medo de ser criticada, culpada ou malvista pelos outros? Os seus pensamentos, ideias, dúvidas e sonhos não são levados em consideração só porque você é mulher? Talvez você tenha se tornado "o homem da casa", aprisionando numa camisa-de-força a sua necessidade natural de ser mulher e cuidar da sua própria vida, e passou a se dedicar à sua ânsia insaciável de mostrar aos outros o seu poder.
Não importa a quantas anda o seu poder pessoal; é hora de corrigir o seu relacionamento com ele e encontrar um ponto de equilíbrio que seja bom para você e para o resto do mundo. O uso correto do poder é um sinal de saúde psicológica e de maturidade. Nós todas nos sentimos pessoas saudáveis e inteiras quando exercemos o nosso poder e assumimos a responsabilidade pelo que fazemos. Quanto mais rápido você tomar posse desse poder, mais irá aprender sobre como usá-lo nas situações da sua vida. Quando você der as boas-vindas a todas elas, aceitando-as na sua vida e optando por aprender o que elas tê a lhe ensinar, você se tornará um exemplo e um recurso radiante para todos, e o mundo será um lugar um pouco melhor.*
*Texto retirado do livro: O oráculo do Código Graal - Ed. Pensamento.
Chegamos a Lua Crescente (hoje em Áries) e o conselho para essa semana é: SOBERANIA!
Significado da carta: Você passará por um fogo cruzado. As questões que terá de enfrentar colocarão em xeque sua soberania, a sua autoridade e o seu poder, em todos os níveis. Elas colocarão em dúvida o direito que você tem de governar o seu próprio território, ou seja, você mesma. É hora de reassumir totalmente o seu poder.
Você aprendeu que as mulheres poderosas geralmente são feia e mal-amadas? Você foi criada numa família, cultura, religião que a destituiu de todo o seu poder? Você evita assumir responsabilidade pelos seus atos porque tem medo de ser criticada, culpada ou malvista pelos outros? Os seus pensamentos, ideias, dúvidas e sonhos não são levados em consideração só porque você é mulher? Talvez você tenha se tornado "o homem da casa", aprisionando numa camisa-de-força a sua necessidade natural de ser mulher e cuidar da sua própria vida, e passou a se dedicar à sua ânsia insaciável de mostrar aos outros o seu poder.
Não importa a quantas anda o seu poder pessoal; é hora de corrigir o seu relacionamento com ele e encontrar um ponto de equilíbrio que seja bom para você e para o resto do mundo. O uso correto do poder é um sinal de saúde psicológica e de maturidade. Nós todas nos sentimos pessoas saudáveis e inteiras quando exercemos o nosso poder e assumimos a responsabilidade pelo que fazemos. Quanto mais rápido você tomar posse desse poder, mais irá aprender sobre como usá-lo nas situações da sua vida. Quando você der as boas-vindas a todas elas, aceitando-as na sua vida e optando por aprender o que elas tê a lhe ensinar, você se tornará um exemplo e um recurso radiante para todos, e o mundo será um lugar um pouco melhor.*
*Texto retirado do livro: O oráculo do Código Graal - Ed. Pensamento.
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Conselho da Semana - Lua Nova
Olá a todas!
Hoje começa a Lunação de Sagitário e vai até o dia 11/01. Esta lunação fala sobre mirar o futuro, estabelecer metas, desbravar novos horizontes, seguir em frente com entusiasmo, confiança e otimismo. Vamos aproveitar a egregora do fim de ano e agradecer por todos os momentos vividos e por todos os aprendizados. Mas o que passou, passou. Temos muito o que viver, temos muito o que caminhar. Sigamos!
O conselho para essa semana é: BRINCADEIRA!
A brincadeira surge furtivamente por trás de você e dá o ar da graça, envolvendo-o numa energia iluminada, divertida e efervescente. É hora de restabelecer o contato com sua criança interior e dar toda a sua atenção às cabriolas, piruetas e travessuras. A leveza e o entusiasmo que a arrebatam quando você se entrega à brincadeira são necessários agora para que você atinja novos patamares de alegria e criatividade. Também é essencial que você se desvencilhe de crenças enraizadas do paradigma cultural e comece a ver a vida como uma brincadeira divina. A sua situação atual exige uma perspectiva ampliada que só será possível se você começar a vida como uma divertida brincadeira.
Você aprendeu que a vida é um vale de lágrimas e agora percebeu que a sua própria vida mais parece uma gaiolinha e reflete exatamente essa crença? Você acreditou na história de que "a vida é coisa séria" e acha que brincar é bobagem, algo que não merece a sua atenção ou definitivamente não lhe interessa? Você é maníaca por trabalho e prefere não ter de se incomodar com brincadeiras? Você sabe brincar? Talvez tenha sido ferida na sua capacidade de brincar e agora sinta dificuldade para resgatá-la. Pois saiba que é hora de incorporar a brincadeira à sua vida, deixando que ela a rejuveneça e revitalize. Rápido, ressuscite a sua criança interior antes que ela vire um fóssil para sempre! Agora é hora de folia!!!
*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal. - Ed. Pensamento.
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
A Raiva: Uma Estranha Aliada
Aqui estou outra vez para falar a
respeito de mais uma coisa valiosa que aprendi com o livro “Mulheres que Correm
com os Lobos”, de Clarissa Pinkola Estés! Há cinco anos eu estou sempre com
este livro por perto e até hoje ele tem algo importante para me ensinar...acho
que será assim pelo resto da minha vida.
Terminei há poucos dias o
capítulo 12 - A demarcação do território: os limites da raiva e do perdão. Sim,
a raiva! Esse sentimento que nos ensinaram que é feio ter, que deve combatido e
reprimido. E é justamente por conta desta repressão, que a raiva fica escondida
dentro de nós, sendo alimentada em silêncio, nos envenenado e nos transformando
em mulheres amarguradas. Ou então, em outros casos, nos transformando em
pessoas explosivas. É claro que ninguém é feliz sentindo-se assim, é claro que
ninguém quer ser consumida por esse sentimento. Mas sinceramente, alguém aqui
foi ensinada a vivenciar a raiva? Alguém já ouviu falar que é saudável nos
sentar ao lado dela, que é saudável bater um papo e tentar ouvir dela qual foi
o motivo dela ter sido despertada? Tenho certeza que não.
Neste capítulo, Clarissa nos fala
que se permitirmos, a raiva pode ser uma aliada, e tenho percebido que isso é
uma grande verdade. “Nossa raiva pode, por algum tempo, ser nossa mestra...
algo de que não devemos nos livrar tão rápido, mas, sim, pelo que devemos
escalar a montanha, algo a ser identificado, algo com que aprender, algo a ser
tratado internamente e depois ser transformado em algo útil para o mundo, ou
algo que deixamos voltar ao pó. Na vida selvagem, a raiva não é um item
isolado. Ela é uma substância à espera de nossos esforços transformadores. O
ciclo da raiva é como qualquer outro ciclo: ela sobe, cai, morre e é liberada
como energia nova”.
Ao reler este capítulo, comecei a
perceber as chances que perdi de rosnar para impor limites e respeito, ao invés
de ter ataques de fúria, a ponto de me expor e expor o outro. Sim, começo a
perceber que é possível isso! É possível que exista um momento oportuno para
mostrarmos ao outro que ele está pegando pesado. E aos poucos, começo a
entender que é possível mostrar ao outro com clareza que queremos ser
respeitadas, resolvendo o conflito ali na hora, sem precisar levar mágoas para
a casa, remoendo aquilo por muito tempo, ou até mesmo por toda a vida. Ah, mas
é difícil!
Muitas vezes é de fato impossível
resolver a questão na hora, aí, o ideal é que a gente possa perdoar. Clarissa
fala também sobre o processo do perdão, nos mostrando que ele não precisa ser
concluído imediatamente, como muitas pessoas acreditam que tenha que ser. Ela
coloca que o perdão consiste nos seguintes estágios:
1. Deixar passar — deixar a
questão em paz
2. Controlar-se — renunciar à
punição
3. Esquecer — afastar da memória,
recusar-se a repisar
4. Perdoar — o abandono da dívida
Para mim, esse é um processo
muito complicado, e não sei se já consegui concluir todas essas etapas em
relação à muitas das raivas que já tive na
minha vida. Mesmo tentando avaliar a partir destes comentários de Clarissa:
“O perdão é um ato de criação.
Você pode escolher entre muitas formas de proceder. Você pode perdoar por
enquanto, perdoar até que, perdoar até a próxima vez, perdoar mas não dar outra
chance — começa tudo de novo se acontecer outro incidente. Você pode dar só
mais uma chance, dar mais algumas chances, dar muitas chances, dar chances só
se... Você pode perdoar uma ofensa em parte, pela metade ou totalmente. Você
pode imaginar um perdão abrangente. Você decide. Como a mulher sabe que
perdoou? Você passa a sentir tristeza a respeito da circunstância, em vez de
raiva. Você passa a sentir pena da pessoa em vez de irritação. Você passa a não
se lembrar de mais nada a dizer a respeito daquilo tudo. Você compreende o
sofrimento que provocou a ofensa. Você prefere se manter fora daquele meio.
Você não espera por nada. Você não quer nada. Não há no seu tornozelo nenhuma
armadilha de laço que se estende desde lá longe até aqui. Você está livre para
ir e vir. Pode ser que tudo não tenha acabado em “viveram felizes para sempre”,
mas sem a menor dúvida existe de hoje em diante um novo ‘Era uma vez’ à sua
espera”.
Indo para a parte “prática” quero
relatar um fato curioso, que aconteceu comigo no dia seguinte após ler o
capítulo. Acabei vivendo uma situação relacionada a uma das maiores raivas que
já tive. Foram ANOS tentando fugir dessa raiva e mesmo assim, percebia que
quanto mais eu corria, a sombra dela atrás de mim aumentava. Depois disto,
foram VÁRIAS conversas com ela, até conseguir virar a página. E como disse,
pouco depois de ler o capítulo, alguém próximo faz um comentário sobre o
assunto que me feriu no passado, certamente, acreditando que falar sobre isso é
algo natural. A primeira reação que tive foi fazer cara feia e mostrar os
dentes, o que deixou a pessoa surpresa. GRRRR!! Mas passou e partimos numa boa
para outro assunto. Honestamente, após o ocorrido, fiquei pensando comigo:
“achei que essa questão estivesse bem resolvida dentro de mim”.
E depois de pensar muito a
respeito, concluí que é possível que esteja tudo bem resolvido sim...a reação
que tive foi somente uma forma de demonstrar que ok, a coisa foi desgastante.
Mas agora que tudo passou, só quero deixar o que é do passado no passado. Só
quero deixar enterrado o que já morreu... sem dúvida essa pessoa entendeu o
recado e assim, vamos tocar a vida pra frente. É assim que deve ser!
Falo aqui sobre a minha
experiência por acreditar que muitas possam estar tentando se libertar de uma
raiva, assim como ocorreu (e ainda acontecerá muitas vezes) comigo. Acho também
que o livro poderá mostrar a vocês outra perspectiva a respeito da raiva,
auxiliando muitas a se curarem dela. Acredito que se estivermos de coração
aberto, vale a pena entrar em contato com essa ferida!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Conselho da Semana - Lua Minguante
Olá a todas!
Chegamos a Lua Minguante e o conselho para a semana é: ESCOLHA!
Significado da carta:
A Escolha está à sua espera nas encruzilhadas do caminho. Escolher ou não escolher, eis a questão. Você está precisando exercer o seu livre-arbítrio na situação que se apresenta. É preciso que você decida por um caminho. Você pode tentar evitar essa escolha ou se entorpecer por meio do sexo, das drogas, do álcool ou do trabalho. E também pode optar por ver o que está acontecendo como a melhor coisa que poderia ter acontecido e enfrentar a situação com lucidez, honestidade e sobriedade emocional. Agora é hora de você fazer a sua escolha.
Somos presenteados com situações desafiadoras na vida para que possamos crescer. É encontrando e aprimorando as nossas chamadas "nêmesis" que nos tornamos a sábia anciã que precisamos ser - um manancial de sabedoria para a nossa comunidade e para o mundo. Não há como escapar das coisas que nos oprimem, angustiam e atormentam. Tudo o que podemos fazer é escolher o modo como iremos encará-las e a maneira como aproveitaremos as nossas experiências.
Os seus armários estão abarrotados de "técnicas de evitação" para todas as ocasiões? Hora de se livrar de todas elas e começar a tomar decisões. Você entra em pânico sempre que precisa fazer uma escolha? Hora de fazer da escolha uma aliada. Talvez você tenha uma vida muito regrada. Cerceada pelos pais, pela sociedade, pela Igreja, pelo Estado ou seja lá pelo o que for, você nunca teve de tomar uma decisão sozinha ou fazer uma escolha? Se esse é o seu caso, hora de reassumir o seu poder pessoal. Você tem a impressão de que não tem escolha? Hora de reorganizar, reconhecer e, redescobrir o pode de escolha em todos os momentos da sua vida.
*Trecho retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.
Chegamos a Lua Minguante e o conselho para a semana é: ESCOLHA!
Significado da carta:
A Escolha está à sua espera nas encruzilhadas do caminho. Escolher ou não escolher, eis a questão. Você está precisando exercer o seu livre-arbítrio na situação que se apresenta. É preciso que você decida por um caminho. Você pode tentar evitar essa escolha ou se entorpecer por meio do sexo, das drogas, do álcool ou do trabalho. E também pode optar por ver o que está acontecendo como a melhor coisa que poderia ter acontecido e enfrentar a situação com lucidez, honestidade e sobriedade emocional. Agora é hora de você fazer a sua escolha.
Somos presenteados com situações desafiadoras na vida para que possamos crescer. É encontrando e aprimorando as nossas chamadas "nêmesis" que nos tornamos a sábia anciã que precisamos ser - um manancial de sabedoria para a nossa comunidade e para o mundo. Não há como escapar das coisas que nos oprimem, angustiam e atormentam. Tudo o que podemos fazer é escolher o modo como iremos encará-las e a maneira como aproveitaremos as nossas experiências.
Os seus armários estão abarrotados de "técnicas de evitação" para todas as ocasiões? Hora de se livrar de todas elas e começar a tomar decisões. Você entra em pânico sempre que precisa fazer uma escolha? Hora de fazer da escolha uma aliada. Talvez você tenha uma vida muito regrada. Cerceada pelos pais, pela sociedade, pela Igreja, pelo Estado ou seja lá pelo o que for, você nunca teve de tomar uma decisão sozinha ou fazer uma escolha? Se esse é o seu caso, hora de reassumir o seu poder pessoal. Você tem a impressão de que não tem escolha? Hora de reorganizar, reconhecer e, redescobrir o pode de escolha em todos os momentos da sua vida.
*Trecho retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.
Assinar:
Postagens (Atom)
.jpg)

.jpg)