segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Sacralidade dos Ciclos Femininos

Em um mundo onde o tempo é visto de maneira linear e as relações são estabelecidas de forma hierárquica, muitas de nós não consegue perceber a ciclicidade existente em nosso universo.
Perdemos a conexão com os ciclos da natureza e com o que isso representa para nós. As estações do ano, as fases da lua e das nossas vidas percorrem sem que prestemos atenção em como elas podem nos influenciar. É assim que tudo foi estruturado nas nossas relações sociais e culturais. E a maioria de nós não questiona o contrário já que essa visão de mundo foi imposta a nós durante muitas gerações.
A intenção do projeto Universo EcoFeminino, a partir de hoje, é de propor que possamos iniciar uma reflexão a respeito do contexto imposto, identificando os impactos que as mulheres sofrem por conta desta realidade. Por fim, esperamos que, a partir desta reflexão, os leitores e leitoras possam iniciar um processo de  enxergar os ciclos femininos a partir de uma nova perspectiva, podendo então sacralizá-los. Publicaremos alguns textos e acreditamos que eles irão contribuir para este processo. A data de hoje, é um momento muito especial para que voltemos a atenção para este assunto, já que é dia de celebrar a Segunda Vermelha. A Campanha Segunda Vermelha é um movimento mundial, que tem como proposta principal o resgate da valorização da menstruação.  Acontece todos os anos, na segunda-feira anterior ao Dia das Mães. Neste dia, mulheres celebram a menstruação, reunidas em grupo ou mesmo a sós. Esperamos que todas possam dedicar alguns instantes do dia para olhar com mais amorosidade os seus ciclos femininos!
A Relação entre os Ciclos Internos e Externos

 "Vocês devem ter notado que tudo o que o índio faz se movimenta ou tem a forma de círculo. Isto é porque o poder do mundo trabalha sempre de forma circular e tudo tenta ter a perfeição de um círculo. O Céu é redondo e a Terra também, bem como as estrelas. O vento rodopia e os pássaros constroem seus ninhos de forma circular, pois as leis deles são iguais às nossas. Até mesmo as estações seguem uma roda nas suas mudanças, voltando sempre ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo, de uma infância à outra. E assim é em tudo aonde o poder se movimenta.”
(Alce Negro, sábio Ogala Sioux, Guardião do Cachimbo Sagrado)
Se pararmos por alguns instantes para observar, notaremos que todo o universo que nos envolve é cíclico. Os povos mais antigos tinham uma profunda conexão com os ciclos da natureza e com os ciclos lunares. Eles observavam o mundo a sua volta, e a partir disto, encontravam respostas para o melhor caminho a seguir em relação a eles e ao grupo que pertenciam. Encontravam respostas em relação a si próprios, às fases de suas vidas, aos seus corpos. Podemos notar isso em nosso mundo interior, e no exterior também. Ainda hoje, as coisas permanecem assim. O que na verdade acontece é que nós nos afastamos da natureza. Mas a natureza permanece aqui, esperando que a gente volte a nossa atenção a ela.  As estações do ano nos alerta sobre qual o melhor momento para nos recolher, para que possamos  nos conhecer, para semear nossos projetos e os nutrir, para a colheita e para mostrarmos nossa beleza. A noite nos oferece a oportunidade de entrarmos em contato com o nosso inconsciente, por meio dos sonhos. Durante o dia, podemos por em prática nossos objetivos. As fases da lua, especialmente, estão intimamente ligadas à mulher e aos ciclos femininos, como segue abaixo:
- Lua Crescente: representa a pré-ovulação, o momento em que os óvulos são liberados dos ovários para serem encaminhados às trompas. Nós podemos aproveitar este momento para desenvolver nossos dons criativos. Esta fase da lua está relacionada ao aspecto jovem da Deusa. Ela é uma donzela que está descobrindo o mundo, está descobrindo seu corpo, sua sexualidade e plantando as sementes de seus sonhos. Ela pode nos abençoar nos momentos em que estamos iniciando.
- Lua Cheia:  representa o ápice da ovulação. Quando os óvulos, maduros, são liberados das trompas, para que sejam fertilizados, caso haja contato com espermatozoides. Momento de nutrir, cultivar os nossos projetos. Esta fase da lua está associada à Deusa Mãe. Ela é a mãe que nos nutre, que nos abençoa, fortalecendo nossos projetos. Seu brilho ilumina e guia nossos caminhos. É Ela que também nos acolhe e nos conforta em Seu colo nos momentos de dificuldades.
- Lua Minguante: descer do sangue quando o óvulo não é fecundado. Os mistérios do sangue podem representar magia, assim como podem representar morte. Momento de introspecção, de recolhimento, de banimento em relação a tudo que não nos serve mais. Momento de autoconhecimento, para preparação para o novo ciclo. Esta fase é relacionada ao aspecto escuro da Deusa. É a Deusa em sua face de anciã a portadora dos mistérios da morte, a ceifadora que nos abençoa para destruição de tudo o que precisa ser finalizado, para que um novo ciclo possa começar. A face anciã da Deusa muitas vezes é temida e vista de maneira equivocada. No entanto, a Deusa em sua face negra é extremamente curadora, e assim promove a possibilidade de uma nova vida.
Certamente, muitas mulheres não têm os seus ciclos perfeitamente sintonizados com as fases da lua como foi colocado aqui, o que não significa que seja um problema. Ainda assim, acredito que vale a pena buscarmos esta conexão, buscando um contato e um vínculo principalmente com as faces da Deusa.
A presença da Deusa, do principio feminino é um outro aspecto da natureza que foi esquecido (em maio de 2012 publicamos uma postagem abordando este assunto), e publicaremos em breve um texto abordando como este processo também nos afeta nos dias de hoje.

Até breve!

Mônica.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conselho da Semana - Lua Minguante


Olá a todas!
Hoje começa a fase minguante da lua e o conselho para essa semana é: A GUARDIÃ!

Significado da carta
Joana D'Arc, vestida para a batalha, apareceu ao seu lado para ajudá-la a enfrentar o desafio que a vida lhe apresenta. O tempo urge. Você está precisando desenvolver habilidades que a levem a ser uma boa guardiã para si mesma. Você está perdendo muito da sua energia, do seu tempo, da sua saúde e/ou dos seus recursos. Um bom relacionamento, que lhe garanta proteção, se faz necessário agora.
Você se sente exausta e desvitalizada depois de passar algum tempo na companhia de uma certa pessoa ou de certas pessoas? Você já aprendeu a colocar limites nos seus relacionamentos ou nem sabe por onde começar? Será que você entregou a alguém uma parte sua muito rara e preciosa que deveria ter guardado só para si e mantido a salvo de pessoas desrespeitosas? Nesse momento, é fundamental saber quais aspectos seus você deve partilhar ou não com as outras pessoas. Se você está em busca de uma orientação com respeito a uma pessoa ou situação, saiba que a resposta é: só se você souber impor limites muito bem-definidos e fazer da sua própria proteção uma prioridade.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

Obs pessoal: Cartas de proteção andam recorrentes em alguns jogos meus ultimamente, muito em função do que ando vivenciando. =) Gratidão!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Conselho da Semana - Lua Cheia

Hoje chegamos a Lua Cheia em Escorpião as 16h57.
Esse alinhamento Lua em Escorpião X Sol em Touro é muito poderoso e transformador, pois temos que olhar nossa sombra para crescer.
Dia de recolhimento, meditação e contato com o mais profundo do ser.


O conselho para a semana é: SOBERANIA!

Significado da carta

Você passará por um fogo cruzado. As questões que terá de enfrentar colocarão em xeque sua soberania, a sua autoridade e o seu poder, em todos os níveis. Elas colocarão em dúvida o direito que você tem de governar o seu próprio território, ou seja, você mesma. É hora de reassumir totalmente o seu poder.
Você aprendeu que as mulheres poderosas geralmente são feia e mal-amadas? Você foi criada numa família, cultura, religião que a destituiu de todo o seu poder? Você evita assumir responsabilidade pelos seus atos porque tem medo de ser criticada, culpada ou malvista pelos outros? Os seus pensamentos, ideias, dúvidas e sonhos não são levados em consideração só porque você é mulher? Talvez você tenha se tornado "o homem da casa", aprisionando numa camisa-de-força a sua necessidade natural de ser mulher e cuidar da sua própria vida, e passou a se dedicar à sua ânsia insaciável de mostrar aos outros o seu poder.
Não importa a quantas anda o seu poder pessoal; é hora de corrigir o seu relacionamento com ele e encontrar um ponto de equilíbrio que seja bom para você e para o resto do mundo. O uso correto do poder é um sinal de saúde psicológica e de maturidade. Nós todas nos sentimos pessoas saudáveis e inteiras quando exercemos o nosso poder e assumimos a responsabilidade pelo que fazemos. Quanto mais rápido você tomar posse desse poder, mais irá aprender sobre como usá-lo nas situações da sua vida. Quando você der as boas-vindas a todas elas, aceitando-as na sua vida e optando por aprender o que elas tê a lhe ensinar, você se tornará um exemplo e um recurso radiante para todos, e o mundo será um lugar um pouco melhor.*

*Texto retirado do livro: O oráculo do Código Graal - Ed. Pensamento.


Obs pessoal: Enquanto embaralhava essa mesma carta caiu, eu coloquei no meio novamente, embaralhei e depois a escolhi. :)

terça-feira, 23 de abril de 2013

CAMPANHA 2@ VERMELHA 2013 - 1 MILHÃO DE MULHERES CELEBRANDO A SUA MENSTRUAÇÃO! Encontro dia 06/05

É com grande alegria que convidamos a todas a participar desse círculo de cura!

Campanha 2@ Vermelha 2013
1 milhão de mulheres celebrando a sua menstruação! - 6ª edição






Este ano a 2@Vermelha ocorre no dia 06/05!

Por que comemorar?
Para criar:
- Senso de  diversão em torno da menstruação;
- Para incentivar as mulheres a cuidar de sua saúde menstrual e reprodutiva;
- Para criar uma maior visibilidade da menstruação, no cinema, na música, impresso e em outras mídias;
- Para melhorar a honestidade sobre a menstruação em nossos relacionamentos.

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!

Com carinho,
Ana K. e Mônica.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

22/04 - Dia da TERRA!

Hoje é dia Dela! Dia da TERRA!

Honramos e agradecemos a nossa casa e nosso lar pelo acolhimento e nutrição!
Gratidão!


Acompanhe nossas atividades no facebook também! - www.facebook.com/universoecofeminino

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conselho da Semana - Lua Crescente


Olá a todas!
Hoje começa a fase crescente da lua e o conselho para essa semana é: A GUARDIÃ!

Significado da carta
Joana D'Arc, vestida para a batalha, apareceu ao seu lado para ajudá-la a enfrentar o desafio que a vida lhe apresenta. O tempo urge. Você está precisando desenvolver habilidades que a levem a ser uma boa guardiã para si mesma. Você está perdendo muito da sua energia, do seu tempo, da sua saúde e/ou dos seus recursos. Um bom relacionamento, que lhe garanta proteção, se faz necessário agora.
Você se sente exausta e desvitalizada depois de passar algum tempo na companhia de uma certa pessoa ou de certas pessoas? Você já aprendeu a colocar limites nos seus relacionamentos ou nem sabe por onde começar? Será que você entregou a alguém uma parte sua muito rara e preciosa que deveria ter guardado só para si e mantido a salvo de pessoas desrespeitosas? Nesse momento, é fundamental saber quais aspectos seus você deve partilhar ou não com as outras pessoas. Se você está em busca de uma orientação com respeito a uma pessoa ou situação, saiba que a resposta é: só se você souber impor limites muito bem-definidos e fazer da sua própria proteção uma prioridade.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Conselho da Semana - Lua Nova

Olá a todas!
Hoje as 06h35 começou mais um ciclo, mais uma lunação. Lunação de Áries até 09/05. Ciclo de ação, energia, rapidez. Não deixe pra fazer amanhã o que você pode fazer hoje, agora, já!

O conselho para esta semana de Lua Nova é: CARIDADE!
Conselho da Carta
A Caridade marca a sua graciosa presença na sua vida. É hora de pensar no que você pode dar aos outros e de ouvir o seu coração em todos os aspectos da sua vida. Caridade não consiste apenas em ajudar materialmente os outros com o que você tem, mas é também um modo de vida que influencia o seu modo de pensar.
Só o fato de você querer desenvolver em si a virtude da caridade já basta para que as tendências de julgar e  criticar se amenizem ou desapareçam completamente. É por isso que a caridade toca o coração e sintoniza o seu ego/personalidade com a alma. Ela abre você para a expressão superior da natureza humana, pois o amor e a generosidade já fazem parte dessa natureza.
Você tem muitas mágoas no coração e a sua criança interior, ferida, ainda sente vontade de revidar? Ou você prefere ver essas mágoas pelo que elas são e esquecê-las, procurando fazer o bem para outras pessoas? Você não consegue se livrar do vício de julgar o comportamento das outras pessoas e de criticá-las pelo que elas fazem ou pelo que são? Você vive espicaçando a si mesma por causa dos seus maus hábitos ou supostos defeitos? Será que você vive cobrando dos outros e de si mesma coisas que nem eles nem você tem possibilidade de fazer? Ou talvez você ache que pensamentos ou palavras de critica ajudam alguém a ser diferente, ou seja melhor. A capacidade que o nosso cérebro tem de criticar existe para nos ajudar a raciocinar e tomar decisões, não para que a usemos contra outros seres vivos. É hora de ver as pessoas, inclusive você mesma, com bons olhos e amá-las.
A maior caridade que você pode fazer na vida é ver com amor e aceitação o que você e as outras pessoas fazem e são. Você também precisa de acostumar a ver que cada um faz o melhor que pode. Pareça ou não, todos nós sempre fazemos o que achamos melhor. Acontece que nós somos tão diferentes uns dos outros que esse "melhor" pode divergir muito. Quanto mais ampliarmos o nosso olhar caridoso, abarcando um número maior de pessoas, mais disposição os outros terão para fazer o mesmo por nós e mais felicidade e bem-estar criaremos na vida e no mundo à nossa volta.*

*Trecho retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conselho da Semana - Lua Minguante

Olá a todas!
Chegamos a fase minguante da lua e o conselho para essa semana é: O FEMININO: O GRAAL!

Significado da carta
O Graal surge diante de você, incitando-a a iniciar a sua Busca. O Graal é o Feminino perdido e esta carta indica uma mudança de valores e de pontos de vista.
Chegou a hora de respeitar, celebrar e cantar em verso e prosa o Feminino. É hora de se concentrar nos valores mais Femininos, centrados no lado direito do cérebro: a espiritualidade e a capacidade de cuidar dos outros com carinho, de se relacionar e de criar, em oposição aos valores mais relacionados ao sexo masculino e ao lado esquerdo do cérebro: a lógica, a análise e busca de comprovação científica.
Uma maneira importante de restituir ao Feminino o seu lugar de direito, onde ele pode ser reverenciado e considerado em pé de igualdade, é reivindicar o Feminino dentro de você e depois tratar a si mesma e a tudo que incorpore o Feminino com respeito e reverência. Uma vez que o mundo exterior reproduz tudo o que é criado nos planos interiores, depois que as mulheres valorizarem o Feminino conscientemente em seus atos e pensamentos, o mundo material começará a refletir essa mudança e agir do mesmo modo.
O seu eu Feminino é um verdadeiro mistério para você? Então é hora de explorá-lo! Você exacerbou o seu lado masculino para conseguir competir no mundo dos negócios, tão dominado pelos homens? Hora de mudar! Você vive na sua própria selva de pedras - um lugar seco e estéril, deprimente e desarmônico, que não lhe traz nenhuma satisfação? Hora de fazer o Feminino uma prioridade na sua vida! Você está cansada de ser acusada de ser mulher, de ser sempre relegada ao segundo plano ou simplesmente desvalorizada? Aprendeu a ficar de boca fechada só porque os homens não gostam de mulheres inteligentes? Sempre tem que provar a sua competência, aceitar salários mais baixos ou cargos menos estratégicos? Está farta de não participar das decisões mais importantes, de ser deixada de fora pelos "veteranos engravatados da diretoria" e não ter chance nas profissões consideradas tradicionalmente " masculinas" - embora você seja perfeitamente capaz de exercê-las -, só poque é mulher? Hora de tomar posse do seu poder pessoal e parar  de bancar a vítima. Talvez você não saiba muito bem o que significa o Feminino ou não saiba que papel ele poderia representar na sua vida. Então é hora de descobrir. Se você é uma mulher, o Feminino é a sede do seu poder. Se você é homem, ele é o portal para a sua espiritualidade. O que ambos os sexos precisam agora é de uma ligação mais profunda e de mais atenção para que o campo da sua vida fique mais verdejante e se torne uma floresta luxuriante.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...