Olá a todas!
Hoje entramos na fase minguante da lua e o conselho para essa semana é: ENTREGA!
Significado da Carta
A Entrega surge diante de você, indicando que não é mais hora de se prender ou se agarrar a nada. Este é um momento de conclusão, que precede o nascimento de algo novo e maravilhoso. Para preservar a sua integridade, é essencial que dê um passo para trás e se afaste do que tem absorvido a sua atenção ou consumido o seu tempo ultimamente. Não adianta investir nisso mais energia, tempo, amor ou o que quer que seja. Só uma entrega completa e absoluta trará o que há de melhor, mais elevado e benéfico a todos os envolvidos.
Faz anos que você vem lutando, convicta de que triunfará no final, de que tudo entrará nos eixos e você conseguirá o que quer se continuar persistindo? Você está com medo de abrir mão de algo, receosa de que, se fizer isso, perderá o pouco que já conquistou? Você já se habituou a uma determinada situação e tem medo do que poderia acontecer se ela mudasse?
Lembre-se de que você nunca perderá nada que for realmente seu. Às vezes, a decisão de dar um tempo e deixar que algo acabe naturalmente pode contribuir para que isso ressurja de maneira melhor. Neste momento, a sua energia seria mais bem aproveitada se, em vez de abrir espaço para algo novo em sua vida, você simplesmente chorasse essa perda. Seja ela relacionada a uma pessoa querida, um emprego, uma situação, lamente-a até sentir que a tristeza se esgotou e começou a sua cura. Depois de dar vazão a todas as emoções, você estará realmente pronta para o novo. A tentativa de apressar o processo só lhe causará uma sobrecarga emocional posteriormente, quando você menos esperar. Deixe-se levar pelas emoções agora e vá até o fundo do poço, se preciso. Depois renasça das cinzas, mais disposta e preparada para avançar rumo a um futuro brilhante.
*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.
domingo, 30 de junho de 2013
domingo, 23 de junho de 2013
Conselho da Semana - Lua Cheia
Olá a todas!
Chegamos a Lua Cheia em Capricórnio. A realização, estrutura social e maturidade os temas desse plenilúnio. O conselho para essa semana é: O FEMININO: O GRAAL!
Chegamos a Lua Cheia em Capricórnio. A realização, estrutura social e maturidade os temas desse plenilúnio. O conselho para essa semana é: O FEMININO: O GRAAL!
Significado da carta
O Graal surge diante de você, incitando-a a iniciar a sua Busca. O Graal é o Feminino perdido e esta carta indica uma mudança de valores e de pontos de vista.
Chegou a hora de respeitar, celebrar e cantar em verso e prosa o Feminino. É hora de se concentrar nos valores mais Femininos, centrados no lado direito do cérebro: a espiritualidade e a capacidade de cuidar dos outros com carinho, de se relacionar e de criar, em oposição aos valores mais relacionados ao sexo masculino e ao lado esquerdo do cérebro: a lógica, a análise e busca de comprovação científica.
Uma maneira importante de restituir ao Feminino o seu lugar de direito, onde ele pode ser reverenciado e considerado em pé de igualdade, é reivindicar o Feminino dentro de você e depois tratar a si mesma e a tudo que incorpore o Feminino com respeito e reverência. Uma vez que o mundo exterior reproduz tudo o que é criado nos planos interiores, depois que as mulheres valorizarem o Feminino conscientemente em seus atos e pensamentos, o mundo material começará a refletir essa mudança e agir do mesmo modo.
O seu eu Feminino é um verdadeiro mistério para você? Então é hora de explorá-lo! Você exacerbou o seu lado masculino para conseguir competir no mundo dos negócios, tão dominado pelos homens? Hora de mudar! Você vive na sua própria selva de pedras - um lugar seco e estéril, deprimente e desarmônico, que não lhe traz nenhuma satisfação? Hora de fazer o Feminino uma prioridade na sua vida! Você está cansada de ser acusada de ser mulher, de ser sempre relegada ao segundo plano ou simplesmente desvalorizada? Aprendeu a ficar de boca fechada só porque os homens não gostam de mulheres inteligentes? Sempre tem que provar a sua competência, aceitar salários mais baixos ou cargos menos estratégicos? Está farta de não participar das decisões mais importantes, de ser deixada de fora pelos "veteranos engravatados da diretoria" e não ter chance nas profissões consideradas tradicionalmente " masculinas" - embora você seja perfeitamente capaz de exercê-las -, só poque é mulher? Hora de tomar posse do seu poder pessoal e parar de bancar a vítima. Talvez você não saiba muito bem o que significa o Feminino ou não saiba que papel ele poderia representar na sua vida. Então é hora de descobrir. Se você é uma mulher, o Feminino é a sede do seu poder. Se você é homem, ele é o portal para a sua espiritualidade. O que ambos os sexos precisam agora é de uma ligação mais profunda e de mais atenção para que o campo da sua vida fique mais verdejante e se torne uma floresta luxuriante.
*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.
terça-feira, 18 de junho de 2013
A Reconsagração do Ventre
Chegamos ao final dos textos a respeito dos ciclos femininos e nesta
última postagem eu gostaria de deixar como sugestão uma meditação para promover
a reconexão e a reconsagração com o ventre. O ideal é fazê-la durante a
menstruação.
Em primeiro lugar, acho importante reservar alguns minutos para que você
possa se recolher em um ambiente tranquilo. Apague as luzes, se puder acenda
uma vela vermelha –para celebrar a Deusa e o seu ciclo – e também um incenso.
Relaxe, concentre-se no aqui e agora, coloque as mãos sobre seu vente e
mentalmente volte ao passado, na época do seu primeiro sangramento pessoal, e
após, aos sangramentos durante o decorrer do tempo .Reflita sobre as seguintes
questões:
- como foi a sua primeira menstruação?
- o que você ouviu das pessoas sobre a menstruação? O que fizeram você
acreditar sobre esse assunto?
- o que a menstruação representa para você?
- você consegue reconhecer em você momentos de intuição, criatividade? Em
que momento do seu ciclo isso acontece?
Por fim, emane uma energia e pensamentos amorosos ao seu ventre, curando – o de todas as
vibrações negativas que foram direcionadas a ele até o dia de hoje. Vibrações
que são frutos de uma sociedade linear, consumista e patriarcal.
Sugiro que você anote as suas impressões em um caderno. Você pode
confeccionar um caderno menstrual, ou comprar um – existem muitos cadernos
menstruais artesanais que são realmente lindos. Mas enfim, faça as suas
anotações e acho interessante fazer essa meditação todas as vezes em que
estiver menstruada. Assim, você pode observar todo o processo de reconexão e
vínculo com seus ciclos.
Espero que tenham gostado dessa série de textos.
Gratidão!
Mônica.
Mônica.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
segunda-feira, 3 de junho de 2013
A menstruação vista como um tabu
Conforme foi colocado no texto anterior, a menstruação normalmente está
representada pela lua minguante, que ao mesmo tempo está associada à face
escura da Deusa e à morte. O sangue por si só já é visto como morte no contexto
cultural em que vivemos.
Nos tempos mais antigos em que o sangrar da mulher era
visto como mistério, as mulheres eram afastadas das atividades durante o
período menstrual. Esta fase do ciclo menstrual era considerado um momento
entre a vida e a morte. Recolhidas nas tendas da lua, as mulheres muitas vezes
sincronizavam o ciclo menstrual, e nestas tendas ouviam a voz da intuição e
buscavam o autoconhecimento. Os vínculos entre as mulheres eram fortalecidos e
este fato atribuía poder a elas.
Porém, “gradualmente o sentido do poder sagrado foi sendo
submetido pela ideia da poluição, da impureza, até resultar em um fator de
desvalorização da mulher como ser humano”. (Mônika Von Koss – Rubra Força). E
como resultado disto, as mulheres passaram a ser isoladas das comunidades não
mais pela consagração da menstruação e sim pelo fato do sangue menstrual
começar a ser considerado impuro. Desta forma, a menstruação que antes era um
tabu pelo mistério dos ciclos e por ser sagrado, passou então a ser considerado
um tabu pela impureza.
Certamente, toda a opressão que a mulher, seus ciclos e
atributos sofrem por gerações se deve ao fato da sociedade patriarcal
reconhecer o poder que carregamos em nós. A fragilização do feminino é
conveniente ao sistema capitalista e patriarcal, para a submissão da mulher à
produção e consumo.
No entanto, este contexto imposto nos dias de hoje
compromete a nossa relação conosco e a relações sociais em geral. Como
resultado disso, a nossa saúde é afetada, além de estarmos em desequilíbrio com
o masculino, quando na verdade deveríamos ser complementares e andarmos lado a
lado. No próximo texto, quero propor uma nova forma para que possamos nos
reconectar aos nossos ciclos.
Até breve!
sexta-feira, 31 de maio de 2013
6 anos de blog!
É com imensa alegria que comemoramos 6 anos de blog!
Gratidão pelos acessos! Se não fossem vocês leitoras, não estaríamos aqui hoje!
Beijos,
Ana e Mônica.
Gratidão pelos acessos! Se não fossem vocês leitoras, não estaríamos aqui hoje!
Beijos,
Ana e Mônica.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Conselho da Semana - Lua Minguante
Olá a todas!
Hoje a Lua entra em sua fase minguante e o conselho para essa semana é: AS ESTAÇÕES!
Significado da carta
A dança circular sazonal da roda do ano é anunciada pela primavera e pela renovação. É hora de voltar a se integrar ao todo, tornando-se parte da natureza, em vez de ficar a parte dela. É hora de abrir os braços e aceitar a mudança. Seja qual for a sua pergunta, a resposta é metamorfose.
Tudo na vida segue o ciclo natural que engloba o nascimento, o crescimento, a morte e o renascimento. As estações nos ensinam que sempre há renascimento depois do inverno, quando tudo fenece e entra num estado de dormência debaixo da terra, à espera da renovação na primavera. A morte não é o fim, nem mesmo para os seres humanos, cuja forma física morre, mas a alma é imortal e continua nascendo em outras formas. Em vez de armar uma tenda na realidade ilusória da permanência, seria melhor construir um edifício na certeza absoluta da mudança.
Você está em busca de uma relação para toda a vida, do tipo "até que a morte nos separe", sem deixar nenhum espaço para a mudança? Então é hora de cultivar relações humanas mais realistas, em que as pessoas tenham espaço para respirar! A mera menção da palavra "adaptação" faz você suar frio? Ah, então que tal fazer da mudança uma aliada? Ensinaram que você precisava escolher uma só carreira na vida, uma só pessoa para amar, uma só causa pela qual lutar? Hora de mudar suas crenças, pois elas não lhe servem mais. Talvez você esteja pensando em dar um novo rumo à sua vida e se pergunte se esse seria o momento ideal. Pode apostar que sim! Já que a mudança é a única constante no universo, por que não lhe dar as boas-vindas e tirar proveito dessa lei imutável da vida?
*Trecho retirado do livro: "O Oráculo do Código do Graal" - Ed. Pensamento.
Hoje a Lua entra em sua fase minguante e o conselho para essa semana é: AS ESTAÇÕES!
Significado da carta
A dança circular sazonal da roda do ano é anunciada pela primavera e pela renovação. É hora de voltar a se integrar ao todo, tornando-se parte da natureza, em vez de ficar a parte dela. É hora de abrir os braços e aceitar a mudança. Seja qual for a sua pergunta, a resposta é metamorfose.
Tudo na vida segue o ciclo natural que engloba o nascimento, o crescimento, a morte e o renascimento. As estações nos ensinam que sempre há renascimento depois do inverno, quando tudo fenece e entra num estado de dormência debaixo da terra, à espera da renovação na primavera. A morte não é o fim, nem mesmo para os seres humanos, cuja forma física morre, mas a alma é imortal e continua nascendo em outras formas. Em vez de armar uma tenda na realidade ilusória da permanência, seria melhor construir um edifício na certeza absoluta da mudança.
Você está em busca de uma relação para toda a vida, do tipo "até que a morte nos separe", sem deixar nenhum espaço para a mudança? Então é hora de cultivar relações humanas mais realistas, em que as pessoas tenham espaço para respirar! A mera menção da palavra "adaptação" faz você suar frio? Ah, então que tal fazer da mudança uma aliada? Ensinaram que você precisava escolher uma só carreira na vida, uma só pessoa para amar, uma só causa pela qual lutar? Hora de mudar suas crenças, pois elas não lhe servem mais. Talvez você esteja pensando em dar um novo rumo à sua vida e se pergunte se esse seria o momento ideal. Pode apostar que sim! Já que a mudança é a única constante no universo, por que não lhe dar as boas-vindas e tirar proveito dessa lei imutável da vida?
*Trecho retirado do livro: "O Oráculo do Código do Graal" - Ed. Pensamento.
domingo, 26 de maio de 2013
Marcha das Vadias Sampa 2013 (SlutWalk)
O Universo EcoFeminino marcou presença na Marcha das Vadias que ocorreu ontem dia 25 (sábado) em São Paulo.
A marcha teve inicio no ano de 2011 quando ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Dai o então policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que "as mulheres evitassem se vestirem como vadias (sluts, no inglês original), para não serem vítimas". O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto. Outras cidades ao redor de mundo e no Brasil aderiram e realizam suas marchas a favor do fim da violência de gênero e da culpabilização das vítimas de violência sexual.
Tags: #PeloFimdaCulpabilização #machismomata #somoslivres #meucorpominhasregras #quebreosilencio #feminicidionão
A sobrevivente NUNCA é culpada. Culpado é o agressor.
Maiores informações: http://marchadasvadias.org
Página das Vadias de Sampa no Facebook: https://pt-br.facebook.com/MarchaDasVadiasSP
Repercurssão: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/05/marcha-das-vadias-em-sp-incentiva-denuncia-contra-agressores.html
O movimento tomou corpo, está crescendo, cada ano melhor e com maior visibilidade! Sigamos em frente!
Marcharemos até que tod@s sejamos livres!
Algumas fotos do movimento: (Fotos por Ana Karina Lunelli e Mônica de Azevedo)
A marcha teve inicio no ano de 2011 quando ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres na Universidade de Toronto. Dai o então policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que "as mulheres evitassem se vestirem como vadias (sluts, no inglês original), para não serem vítimas". O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto. Outras cidades ao redor de mundo e no Brasil aderiram e realizam suas marchas a favor do fim da violência de gênero e da culpabilização das vítimas de violência sexual.
Tags: #PeloFimdaCulpabilização #machismomata #somoslivres #meucorpominhasregras #quebreosilencio #feminicidionão
A sobrevivente NUNCA é culpada. Culpado é o agressor.
Maiores informações: http://marchadasvadias.org
Página das Vadias de Sampa no Facebook: https://pt-br.facebook.com/MarchaDasVadiasSP
Repercurssão: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/05/marcha-das-vadias-em-sp-incentiva-denuncia-contra-agressores.html
O movimento tomou corpo, está crescendo, cada ano melhor e com maior visibilidade! Sigamos em frente!
Marcharemos até que tod@s sejamos livres!
Algumas fotos do movimento: (Fotos por Ana Karina Lunelli e Mônica de Azevedo)
Marcadores:
#ativismo,
#machismomata,
#quebreosilencio,
feminismo,
marcha das vadias,
meucorpominhasregras,
movimento feminista,
SlutWalkBR,
somoslivres
Assinar:
Postagens (Atom)




.jpg)

.jpg)




.jpg)
