terça-feira, 16 de julho de 2013

Conselho da Semana - Lua Crescente

Olá a todas!
O conselho para essa semana de lua crescente é: TEMPERANÇA!
Significado da carta:
A Temperança surge diante de você para ajudá-la, com carinho e delicadeza, a restabelecer o equilíbrio e a harmonia na sua vida. É hora de parar de viver nos extremos e de começar a ter mais moderação. Você tem percebido uma tendencia para exagerar na comida e/ou na bebida? Hora de tratar seu corpo com carinho e aprender a saborear o que você come ou bebe, para sentir mais prazer consumindo menos. Você esta vivendo em rotação máxima e não consegue achar o pedal do freio? Trate de se perdoar pelos padrões que seguiu até hoje e cultivar um estilo de vida mais saudável, com doses suficientes de trabalho, lazer e descanso.
Você tem fome o tempo todo, nunca se sente satisfeita e vive em busca da satisfação fora de si mesma? Então comece a buscar gratificação e realização dentro do seu próprio ser, reativando a sua ligação com a Divindade. Você ateou a tal ponto o fogo da paixão ao seu redor, que agora não consegue se mover sem queimar os pés? Hora de arrefecer os ânimos e cultivar a sua paz interior. Talvez, como cidadã de uma país onde existe tanta fartura, você se sinta no direito de consumir o que quer. Ou talvez ache que, para ficar mais próxima da Divindade, você tem de fazer um voto de pobreza e de abstinência e de abrir mão de todas as suas necessidades. Se for esse o caso, chegou o momento de acabar com as ilusões sobre o que é viver uma vida de moderação e descobrir a dádiva que ela lhe traz.
A atitude de viver só com o necessário, nem mais nem menos que isso, possibilitando assim que os outros também tenham como suprir as suas necessidades, tem uma beleza e uma elegância impar. Isso não significa negar a si mesmo. Significa descobrir a quantidade certa de tudo o que promove o bem-estar, a saúde de uma vida plena. Ninguém pode saber o que é mais apropriado pra você; só você mesma. A carta da Temperança anuncia que é hora de você descobrir e viver esse equilíbrio.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Graal - Ed. Pensamento.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Conselho da Semana - Lua Nova

Olá a todas!
Hoje iniciamos mais um ciclo, lua nova em câncer e o conselho para a semana é: COMPAIXÃO!
Significado da carta
A compaixão caminha na sua direção e dá um tapinha nas suas costas, para chamar a sua atenção. Você está sendo convidada a se abrir para um nível totalmente novo de comportamento e de consciência. Chegou a hora de ver a vida de uma perspectiva mais ampla, que inclua a disposição para aliviar o sofrimento de outras pessoas. Existem três maneiras infalíveis de incorporar a compaixão à sua vida: 1) ouvir a pessoa com atenção, o que inclui repetir o que você ouviu-a dizer, mas sem expressar nenhuma emoção; 2) dar à pessoa a certeza de que ela é capaz de enfrentar qualquer situação da vida; 3) testemunhar o sofrimento dela sem tentar "salvá-la". No entanto, antes que você possa oferecer a alguém o bálsamo extraído dos poços profundos da sua compaixão, você precisa banhar com esses bálsamo as suas próprias feridas.
Você martiriza e se condena (e faz o mesmo com os outros) quando não consegue demonstrar a perfeição que você mesma ou o seu severo juiz interior exige? Você consegue seguir os passos da dança da vida mantendo à sua volta um infinito espaço de amor? Você se dá o direito de cometer os erros necessários para crescer e aprender ou está sempre morrendo de medo de errar? Talvez, para você, ter compaixão  seja se doar exaustivamente aos outros até esgotar todas as suas energias.
Se essa é a maneira como você vê e pratica a compaixão, está na  hora de fazer uma revolução. E essa revolução inclui libertar-se primeiro! Depois você precisa se tornar uma observadora cheia de compaixão, seguindo os três passos infalíveis descritos anteriormente. Depois que estiver se estabilizando e se fortalecido por meio da compaixão, você será um poço de compaixão para as outras e para o mundo.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dia da Deusa Cerridwen

Hoje celebra-se a Deusa celta da fertilidade, da vegetação e inspiração Cerridwen, a detentora do Caldeirão Sagrado da transmutação.
Cerridwen é associada com a Lua, os dons de inspiração, a poesia, as profecias, a habilidade da metamorfose, o ciclo de vida-morte-vida, sendo a guardiã da sabedoria e do conhecimento. É ao mesmo tempo Deusa parteira e protetora dos mortos, pois o mesmo poder que conduz os corpos para a morte traz a vida.
No seu ventre gera-se a vida, mas a vida antecede a morte. Seu aspecto de Anciã representa o conhecimento de todos os mistérios que só a idade e a experiência podem proporcionar. Cerridwen é ao mesmo tempo uma Deusa do caos e da paz, do inicio e do fim, da harmonia e da desarmonia. Ela é a Deusa que devemos reverenciar nos momentos de dificuldades e para a transmutação dos desafios e malefícios.
Seus símbolos são o caldeirão, o cálice, a porca branca e os cereais.
Neste dia, ofereça flores ou grãos à Mãe da Vegetação e coma uma espiga de milho. Medite olhando para uma taça ou vasilha preta cheia de água, procurando "ver" além da superfície e tente perceber alguma mensagem da Deusa.*
*Trecho retirado do site: www.teiadethea.org

"Eu lhe dou a vida e lhe dou também a morte,
Fases que fazem parte de tudo o que vivencia ao longo da espiral,
O caminho espiralado é a própria existência,
Sempre seguindo, sempre crescendo e mudando,
Nada morre que não renascerá, nada existe que não vá morrer.
Quando você vem a mim, eu lhe dou as boas vindas,
E depois a recebo no meu ventre, o caldeirão da transmutação,
Onde você será mexida e virada, fervida e triturada,
Derretida e amassada, reconstituída e reciclada.
Você sempre voltará a mim e seguirá o seu ciclo, renovada.
Morte e vida são apenas pontos de transição
Ao longo da Senda Eterna e Espiralada!"*
*Retirado do livro: "Oráculo da Deusa - Amy Marashinski

domingo, 30 de junho de 2013

Conselho da Semana - Lua Minguante

Olá a todas!
Hoje entramos na fase minguante da lua e o conselho para essa semana é: ENTREGA!
Significado da Carta
A Entrega surge diante de você, indicando que não é mais hora de se prender ou se agarrar a nada. Este é um momento de conclusão, que precede o nascimento de algo novo e maravilhoso. Para preservar a sua integridade, é essencial que dê um passo para trás e se afaste do que tem absorvido a sua atenção ou consumido o seu tempo ultimamente. Não adianta investir nisso mais energia, tempo, amor ou o que quer que seja. Só uma entrega completa e absoluta trará o que há de melhor, mais elevado e benéfico a todos os envolvidos.
Faz anos que você vem lutando, convicta de que triunfará no final, de que tudo entrará nos eixos e você conseguirá o que quer se continuar persistindo? Você está com medo de abrir mão de algo, receosa de que, se fizer isso, perderá o pouco que já conquistou? Você já se habituou a uma determinada situação e tem medo do que poderia acontecer se ela mudasse?
Lembre-se de que você nunca perderá nada que for realmente seu. Às vezes, a decisão de dar um tempo e deixar que algo acabe naturalmente pode contribuir para que isso ressurja de maneira melhor. Neste momento, a sua energia seria mais bem aproveitada se, em vez de abrir espaço para algo novo em sua vida, você simplesmente chorasse essa perda. Seja ela relacionada a uma pessoa querida, um emprego, uma situação, lamente-a até sentir que a tristeza se esgotou e começou a sua cura. Depois de dar vazão a todas as emoções, você estará realmente pronta para o novo. A tentativa de apressar o processo só lhe causará uma sobrecarga emocional posteriormente, quando você menos esperar. Deixe-se levar pelas emoções agora e vá até o fundo do poço, se preciso. Depois renasça das cinzas, mais disposta e preparada para avançar rumo a um futuro brilhante.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

domingo, 23 de junho de 2013

Conselho da Semana - Lua Cheia

Olá a todas!
Chegamos a Lua Cheia em Capricórnio. A realização, estrutura social e maturidade os temas desse plenilúnio. O conselho para essa semana é: O FEMININO: O GRAAL!

Significado da carta
O Graal surge diante de você, incitando-a a iniciar a sua Busca. O Graal é o Feminino perdido e esta carta indica uma mudança de valores e de pontos de vista.
Chegou a hora de respeitar, celebrar e cantar em verso e prosa o Feminino. É hora de se concentrar nos valores mais Femininos, centrados no lado direito do cérebro: a espiritualidade e a capacidade de cuidar dos outros com carinho, de se relacionar e de criar, em oposição aos valores mais relacionados ao sexo masculino e ao lado esquerdo do cérebro: a lógica, a análise e busca de comprovação científica.
Uma maneira importante de restituir ao Feminino o seu lugar de direito, onde ele pode ser reverenciado e considerado em pé de igualdade, é reivindicar o Feminino dentro de você e depois tratar a si mesma e a tudo que incorpore o Feminino com respeito e reverência. Uma vez que o mundo exterior reproduz tudo o que é criado nos planos interiores, depois que as mulheres valorizarem o Feminino conscientemente em seus atos e pensamentos, o mundo material começará a refletir essa mudança e agir do mesmo modo.
O seu eu Feminino é um verdadeiro mistério para você? Então é hora de explorá-lo! Você exacerbou o seu lado masculino para conseguir competir no mundo dos negócios, tão dominado pelos homens? Hora de mudar! Você vive na sua própria selva de pedras - um lugar seco e estéril, deprimente e desarmônico, que não lhe traz nenhuma satisfação? Hora de fazer o Feminino uma prioridade na sua vida! Você está cansada de ser acusada de ser mulher, de ser sempre relegada ao segundo plano ou simplesmente desvalorizada? Aprendeu a ficar de boca fechada só porque os homens não gostam de mulheres inteligentes? Sempre tem que provar a sua competência, aceitar salários mais baixos ou cargos menos estratégicos? Está farta de não participar das decisões mais importantes, de ser deixada de fora pelos "veteranos engravatados da diretoria" e não ter chance nas profissões consideradas tradicionalmente " masculinas" - embora você seja perfeitamente capaz de exercê-las -, só poque é mulher? Hora de tomar posse do seu poder pessoal e parar  de bancar a vítima. Talvez você não saiba muito bem o que significa o Feminino ou não saiba que papel ele poderia representar na sua vida. Então é hora de descobrir. Se você é uma mulher, o Feminino é a sede do seu poder. Se você é homem, ele é o portal para a sua espiritualidade. O que ambos os sexos precisam agora é de uma ligação mais profunda e de mais atenção para que o campo da sua vida fique mais verdejante e se torne uma floresta luxuriante.

*Texto retirado do livro: O Oráculo do Código do Graal - Ed. Pensamento.

terça-feira, 18 de junho de 2013

A Reconsagração do Ventre


Chegamos ao final dos textos a respeito dos ciclos femininos e nesta última postagem eu gostaria de deixar como sugestão uma meditação para promover a reconexão e a reconsagração com o ventre. O ideal é fazê-la durante a menstruação.
Em primeiro lugar, acho importante reservar alguns minutos para que você possa se recolher em um ambiente tranquilo. Apague as luzes, se puder acenda uma vela vermelha –para celebrar a Deusa e o seu ciclo – e também um incenso.
Relaxe, concentre-se no aqui e agora, coloque as mãos sobre seu vente e mentalmente volte ao passado, na época do seu primeiro sangramento pessoal, e após, aos sangramentos durante o decorrer do tempo .Reflita sobre as seguintes questões:
- como foi a sua primeira menstruação?
- o que você ouviu das pessoas sobre a menstruação? O que fizeram você acreditar sobre esse assunto?
- o que a menstruação representa para você?
- você consegue reconhecer em você momentos de intuição, criatividade? Em que momento do seu ciclo isso acontece?
Por fim, emane uma energia  e pensamentos amorosos ao seu ventre, curando – o de todas as vibrações negativas que foram direcionadas a ele até o dia de hoje. Vibrações que são frutos de uma sociedade linear, consumista e patriarcal.
Sugiro que você anote as suas impressões em um caderno. Você pode confeccionar um caderno menstrual, ou comprar um – existem muitos cadernos menstruais artesanais que são realmente lindos. Mas enfim, faça as suas anotações e acho interessante fazer essa meditação todas as vezes em que estiver menstruada. Assim, você pode observar todo o processo de reconexão e vínculo com seus ciclos.
Espero que tenham gostado dessa série de textos.
Gratidão!
Mônica.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Universo EcoFeminino apóia todas as manifestações em busca de uma nação justa, democrática e igualitária, onde a população possa de fato participar de todos os processos de decisão!
Desejando ver um país e um mundo melhor,
Mônica e Ana K.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A menstruação vista como um tabu

Conforme foi colocado no texto anterior, a menstruação normalmente está representada pela lua minguante, que ao mesmo tempo está associada à face escura da Deusa e à morte. O sangue por si só já é visto como morte no contexto cultural em que vivemos.
Nos tempos mais antigos em que o sangrar da mulher era visto como mistério, as mulheres eram afastadas das atividades durante o período menstrual. Esta fase do ciclo menstrual era considerado um momento entre a vida e a morte. Recolhidas nas tendas da lua, as mulheres muitas vezes sincronizavam o ciclo menstrual, e nestas tendas ouviam a voz da intuição e buscavam o autoconhecimento. Os vínculos entre as mulheres eram fortalecidos e este fato atribuía poder a elas.
Porém, “gradualmente o sentido do poder sagrado foi sendo submetido pela ideia da poluição, da impureza, até resultar em um fator de desvalorização da mulher como ser humano”. (Mônika Von Koss – Rubra Força). E como resultado disto, as mulheres passaram a ser isoladas das comunidades não mais pela consagração da menstruação e sim pelo fato do sangue menstrual começar a ser considerado impuro. Desta forma, a menstruação que antes era um tabu pelo mistério dos ciclos e por ser sagrado, passou então a ser considerado um tabu pela impureza.
Certamente, toda a opressão que a mulher, seus ciclos e atributos sofrem por gerações se deve ao fato da sociedade patriarcal reconhecer o poder que carregamos em nós. A fragilização do feminino é conveniente ao sistema capitalista e patriarcal, para a submissão da mulher à produção e consumo.
No entanto, este contexto imposto nos dias de hoje compromete a nossa relação conosco e a relações sociais em geral. Como resultado disso, a nossa saúde é afetada, além de estarmos em desequilíbrio com o masculino, quando na verdade deveríamos ser complementares e andarmos lado a lado. No próximo texto, quero propor uma nova forma para que possamos nos reconectar aos nossos ciclos.
Até breve!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...