terça-feira, 28 de julho de 2009

Matéria sobre Absorventes Ecológicos

Olá meninas mulheres!
Estava eu, surfando na net rsrsrs e me deparei com uma reportagem sobre absorventes ecológicos. Eu não uso, porém penso em experimentar para saber como é... (sobre higiene, se posso usar todos os dias do ciclo, se vaza, enfim, essas coisas que nos perguntamos...) Acredito que a idéia é válida, e podemos tentar trazer pra nossa realidade...
Gostaria muito que vcs lessem a matéria e principalmente os COMENTÁRIOS... nossa, me deu MEDO! Cada coisa... fiquei passada... outros me deram um pouco de esperança...
Enfim, abaixo segue o link da matéria. Depois gostaria de COMENTÁRIOS aqui no blog com opinião sobre a matéria, sobre a idéia, os comentários lá, etc, etc, etc... rs

http://mdemulher.abril.uol.com.br/saude/reportagem/vida-saudavel/uso-absorvente-pano-pelo-bem-planeta-486577.shtml?comments=yes

Beijocas,
Ana K.

6 comentários:

Green Womyn disse...

Essa matéria é conhecida pelas "ativistas menstruais" (eu me defino como uma!) mais pelos comentários absurdos do que pelo texto em si. Infelizmente... :-(

Girassol disse...

Oi Ana!
Essa polêmica do uso dos Absorventes Ecológicos de tecidos, conhecidos por aí também como aBiosorventes, não é nova. No fórum de discussão Paganismo.org andamos debatendo sobre isso também, e faz já algum tempo!
As opiniões são bem divididas. Desde pessoas que ainda tem dificuldades de se aceitar e manifestam nojo aos que duvidam da praticidade de limpeza.
Particularmente, uso já há alguns ciclos e aprovei. Só não posso deixar de usar os descartáveis porque sou professora e fico longe de casa e não é muito prático. Mas pra dentro de casa vale a proposta sim. Não é nada anti-higiênico. É como lavar suas roupas íntimas.
Agora seria ótimo cobrar o melhoramento dos descartáveis. Estudos dizem que alguns até contém substâncias que aumentam o fluxo pra aumentar o consumo. E essas substâncias podem ser nocivas à saúde.
Isso sim é preocupante!
Quem sabe não começamos uma corrente pelo melhoramento dos absorventes descartáveis junto com a divulgação dos engraçadinhos de tecido?
Devemos exigir sim que as empresas zelem pela nossa saúde e conforto e não somente visem o lucro!

Beijos e bençãos pra todas!

Danielle disse...

A propósito, tenho uma lista para discutir "assuntos menstruais".

Quem quiser entrar, é só escrever para

ciclosnaturaisfemininos-subscribe@yahoogrupos.com.br

Ana K. disse...

Olá meninas!
Sei que este assunto já está em pauta a um certo tempo e que as opiniões são diversas (como em qualquer assunto). O que pode ser bom/certo pra mim, pode não ser para você ou pra ela. O que é normal...
Como comentei, nunca usei, mas gostaria de experimentar, para poder opinar. Todas sabemos que realmente o dia-a-dia das mulheres mudaram, que trabalhamos, que corremos contra o tempo e que realmente algumas coisas práticas facilitam nossas vidas.
O que me surpreende é a maneira como a maioria das mulheres que escreveu lá foi grossa, achando que porque lavaremos um pano estamos voltando a idade da pedra (como uma chegou a citar), ou outras que falaram que tomam pilula para não menstruar, pq odeiam (e falam isso como se fosse normal), ou ainda que precisariam esconder o pano pois imagina se o marido visse ou ainda que possuem nojo do proprio sangue... eu fiquei passada... é uma desconexão absurda!!!!!!!
Sei lá, pode ser que eu esteja exagerando... não sei... esses dias não estão sendo meus melhores dias, tô meio inconformada, pensativa...

Bom, obrigada pela opinião de vcs, e óbvio que tenho que ver o lado bom, que tbm havia mtas mulheres interessadas... ;)

Beijos,
Ana.

Green Womyn disse...

Ana, eu não acho que vc esteja exagerando não. Acho que todas podem ter opiniões diferentes, mas, em geral, esses comentários vêm de mulheres que não conhecem o próprio corpo e preferem dizer que "odeiam" algo a se conhecer de verdade.

A revista TPM do mês passado trouxe uma matéria muito interessante, vale a pena dar uma lida:

http://revistatpm.uol.com.br/revista/89/reportagens/nojenta.html

Beijos!

Alessandra - Bem Materna disse...

Olá mulheres maravilhosas :)
Eu já utilizo e aprovo os absorventes de pano, também gosto dos copinhos coletores de sangue menstrual. Concordo com a colega que disse que é "como uma peça de roupa íntima" é só lavar, assim como as vezes as nossas calcinhas ficam molhadas de sangue menstrual e é preciso lavar. Para as nossas irmãs, que negam a sua natureza feminina e condição human, preferindo entregar o seus corpos para as instituições da tecno-farma: tomando pílulas para não menstruar, agendando cesáreas para não ter parto vaginal, dando leite artifical para não amamentar ou fazendo diversas intervenções cirurgicas/estéticas para modelar seus corpos de acordo com padrões culturais de beleza, entre outros ritos machista de nossa cultual patriarcal - vale lembrar que o buraco é mais embaixo. Deixo a dica de leitura: "Os Monólogos da Vagina" de Eve Ensler. :-]

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...