Na vida, se aprende com tudo. Aprende-se até com a vida dos outros. Aliás, acho até que aprendemos muito com o exemplo dos outros.
Pensando nisso a autora norte-americana Kris Waldherr (que fez o Goddess Tarot e o Lover's Path Tarot), escreveu um livro com as vidas e mortes de rainhas de várias épocas e o que podemos aprender de seus exemplos trágicos.
Claro que poderia ser uma coisa mórbida e desgracenta, mas ela escreve de uma forma tão divertida e contextualiza o tempo e a cultura dessas soberanas, que a leitura é gostosa... quase irresistível.
De Olímpia, passando por Boudicca e chegando em Lady Di, várias personagens interessantes nos contam de suas vidas e mortes e como a chegada no poder pode ser intoxicante... ou como a falta de estratégia pode ser penosa... ou mesmo como o amor pode ser inspirador. E todas tem uma moral de aviso. Por exemplo:
- Mumtaz Mahal: o amor não traz os nossos amados de volta a vida, mas inspira grandes obras de Arte. (Em relação ao Taj Mahal)
- Caroline de Brunswick : conheça seu marido antes de casar com ele.
- Amalasuntha: não deixe que sua educação e cultura te deixem emburrecer.
Nem sempre é fácil ser a rainha. Mas sempre vale pensar o que podemos aprender dessas experiências =)
O meu, eu comprei na Livraria Cultura: www.livrariacultura.com.br
Para saber mais do livro: http://www.kriswaldherr.com/books/dq/index.html
Site da Kris: http://www.kriswaldherr.com/
www.twitter.com/kriswaldherr
3 comentários:
Adorei a dica, viu?!
Anotado! ;)
Beijocas,
K.
Tenho bastante vontade de ler esse livro, um dia rola... (rs)
Poxa! Parece um livro incrível!! Adoro esse tipo de livro...que conta um pouco da vida e do cotidiano de mulheres de várias épocas^^
Postar um comentário