quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Camomila


Uma erva de que gosto bastante é a camomila, então resolvi publicar o resultado dos meus estudos aqui para compartilhá-lo com vocês.


Camomila


Nomes em latim: Matriarcaria recutita (camomila alemã); Chamaemelum nobile (camomila romana); Anthemis nobilis.


Planeta: Sol


Elemento: Água


Propriedades mágicas: Dinheiro, Sono, Amor, Purificação.


Depois da lavanda, esta é a minha segunda erva preferida. Estou sempre comprando toneladas de camomila seca, mas infelizmente não tenho grana para comprar o óleo essencial (Às vezes acho que, na verdade, ninguém tem R$ 294,00 para comprar um óleo essencial de camomila...).

A camomila foi utilizada como anti-séptico até o final dos anos de 1940. Hoje ela é comumente usada em tratamentos dermatológicos (dermatite, alergias, eczema, psoríase, picadas de insetos) e também para aliviar náuseas e vômitos, acalmar dores no estômago e aliviar a indigestão e a gastrite.


Para utilizar a terminologia das plantas medicinais, é considerada anódina, antiespasmódica, aromática, tônico amargo e estimulante estomacal. O chá é bom para cólicas com flatulência, dispepsia, febre, início da dentição e cólicas em crianças. Também se pode fazer uma boa lavagem com infusão de camomila em feridas.


E, é claro, o chá de camomila é muito relaxante e pode ajudar aquelas pessoas que têm insônia.
A camomila é rica em niacina, magnésio, fósforo, riboflavina e sódio, e também fornece cálcio, ferro, manganês, potássio e vitamina C. É rica em óleos voláteis, e suas propriedades curativas são facilmente extraídas pela água (por essa razão é geralmente ingerida em forma de chá).


Esta erva, que na linguagem das flores significa persistência, também é utilizada para a neuralgia, diarréia e reumatismo. Em forma de compressa, alivia a conjuntivite. Se a pessoa está em dieta, deve tomar cuidado com a camomila, pois ela aumenta o apetite.


Costumo fazer um escalda-pés com camomila no fim do dia, e também gosto de bebê-la com leite à noite também. Quando meu filho não está respirando bem, uso o vapor de camomila para ajudá-lo a respirar melhor.


Magicamente, diz-se que, quando “polvilhada” (em forma de pó) em volta de uma casa, ela remove maldições e feitiços contra o dono desta. Também pode ser usada em rituais de prosperidade. Se você lavar o rosto e os cabelos com camomila, diz-se que irá atrair um amante.
Também se fala que esta erva deixa as pessoas mais suscetíveis aos seus pensamentos e idéias, bem como mais dispostas a lhe agradar.


Texto: Danielle Sales (novembro de 2009).

Foto: http://apmedicinalternativa.files.wordpress.com/2009/05/camomila1.jpg

3 comentários:

Ana K. disse...

Dani!
Obrigada por trazer a camomila linda para o nosso cantinho especial!!! :)

Beijocas,
Ká.

Luciana Onofre disse...

Em casa Alícia ama o chá desta erva!

Ana K. disse...

Ai, e quem é doido de não gostar Lu? rsrsrs

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...