sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dia da Deusa Epona

Hoje é dia de Epona - Deusa Equina Celta.
Eu possuo um imenso carinho e respeito por essa Deusa. Já tive contatos com ela em jornada e foi maravilhoso. Posto abaixo algumas coisas sobre ela.
Epona é uma deusa equina. Segundo algumas fontes, ela originou um verdadeiro culto ao cavalo, cujas reminiscências são encontradas nas gigantes reproduções de cavalos em várias colinas da Inglaterra e na frequência do nome Cavalo Branco para lugares, "pubs", lendas (como a de Lady Govinda) e de "fantasmas" de mulheres a cavalo.
Epona detinha o poder sobre o ciclo de vida dos homens, do berço ao túmulo e por isso seus símbolos eram um pano branco e uma chave, que abria todas as portas do além. Ela também era protetora dos cavaleiros e dos animais.
Conecte-se a imagens das deusas equinas quando você precisar alcançar velozmente algum objetivo, aumentar sua resistência física ou encontrar soluções "mágicas" para problemas de saúde.
Outra Deusa Equina muito conhecida é Rhiannon (porém seu festival ocorre dia 04/03). Ela é uma deusa galesa, originalmente chamada de Rigatona, "A Grande Rainha", ela regia tanto a alegria e o amor como a noite e a morte. Andava em um cavalo branco veloz, vestida com um manto de penas de cisne acompanhada de pássaros mágicos.

*Texto adaptado do livro O Anuário da Grande Mãe - Mirella Faur - Ed. Gaia.

3 comentários:

Green Womyn disse...

Estudei Epona e Rhiannon este semestre!!!!

Ana K. disse...

Sério??? Fale mais cositas pra gente!!!!!
Eu sou apaixonada por elas!!! :)

Bjs,
Ká.

([säm]) disse...

Sim!! Coloque sobre o mito delas! Também adoro elas!
A história de Rhiannon é tão triste =/ tão injusta ;_;

felizmente tudo se esclareceu no final

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...