terça-feira, 16 de março de 2010

Dia da Deusa Morgan/Morgana/Morgen/Morgan Le Fay

Dia dedicado a Morgen ou Morgan Le Fay, a Sacerdotisa de Avalon, a ilha sagrada da mitologia celta. Morgan ficou conhecida mundialmente com o livro "As Brumas de Avalon" como Morgana, a meia-irmã do Rei Arthur. Originalmente, ela era uma deusa "escura", que regia as Ilhas dos Mortos e presidia a morte e o renascimento dos heróis mortos em combates.
Em várias línguas celtas, "mor" significava mar, sendo os espíritos das águas chamados de Morgens. A mais famosa deusa do mar recebeu o título Le Fay - A Fada. Na mitologia galesa, Morgan era considerada a Rainha de Avalon, o mundo subterrâneo dos mortos para onde ela levou Arthur após seu desaparecimento deste mundo. Em outras lendas, Morgan pode ser maga ou curadora, que vivia com suas oito irmãs na Ilha de Avalon ou ainda um aspecto da deusa da morte Morrighan.
Por ser a maçã o símbolo de Avalon ("Avallach" significa maçã), comemore comendo uma maçã cortada na horizontal, observando o pentagrama formado pelas sementes. Medite sobre seu caminho espiritual, pedindo à Deusa que afaste as brumas das incertezas e ilumine sua busca, permitindo sua transformação e renascimento.


*Texto retirado do livro "O Anuário da Grande Mãe" - Mirella Faur - Ed. Gaia.
** Imagem retirada do site da artista Jessica Galbreth

Um comentário:

Patricia Noce disse...

Parabéns pelo excelente post! beijoss

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...