quarta-feira, 30 de outubro de 2013

31 de Outubro: Celebração a Samhain



 Neste período do ano, diversas culturas pelo mundo realizam celebrações em honra aos seus ancestrais. Os norte-americanos celebram Halloween, no México celebra-se o Dia dos Mortos e os cristãos, o dia de Finados.

Mas sabemos que essas celebrações tiveram origem há muito mais tempo, uma vez que os celtas – povo que viveu em várias partes da Europa antes da chegada do Império Romano – já faziam ritos aos seus ancestrais neste período do ano. Esta época, para os celtas, simbolizava o fim de um novo ciclo, sendo que este era o momento em que os mortos faziam a passagem para o outro mundo. Acredita-se que foi a partir daí que o festival de Samhain teve origem.

Independente de qual cultura possamos nos identificar, eu, especialmente, gosto muito de celebrar este momento. Quando penso nos meus ancestrais, a sensação que tenho é a de que preciso não apenas honrá-los sempre. Preciso também resgatar o passado deles e continuar a jornada que eles iniciaram neste mundo. Acredito também que eles estão sempre me abençoando nessa caminhada. Recentemente, li o livro “O Caminho Quádruplo” da autora Angeles Arrien, e achei muito inspirador a forma como ela relata a jornada dos nossos ancestrais e como nós fazemos parte disso. Segundo ela, nós viemos a essa vida com o compromisso de preservar e dar continuidade nas coisas mais belas, boas e verdadeiras que nossos ancestrais tinham. Existe também, outro ponto muito interessante que poucos de nós pensamos, mas a autora lembra muito bem: os nossos ancestrais podem ser grandes aliados nos processos de mudança, pois eles enfrentaram a morte, que é um processo de adentrar em um mundo desconhecido.

Por isso, gostaria de deixar essa mensagem, não só para o dia de hoje, mas para todos os nossos dias: não se esqueçam de continuar aquilo de mais belo, bom e verdadeiro os seus ancestrais iniciaram. Lembrem-se sempre de pedir a eles proteção nos momentos de mudanças. Eles sempre atenderão!
Gratidão!
Mônica Azevedo

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...