segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

21 de Janeiro - Dia de Baba Yaga

"Caminho pela floresta
e falo intimamente com os animais
Danço descalça pela chuva
Viajo por caminhos
que eu mesma faço
e da maneira que me convém
Meus instintos e meus olfatos são aguçados
Expresso livremente minha vitalidade
minha alegria pura e exuberante
para agradar a mim mesma
porque é natural
é o que tem de ser
Sou a selvagem e jubilosa energia vital
Venha e junte-se a mim"
(Amy Sophia Marashinsky - livro "Oráculo da Deusa")

No dia 21 de janeiro, é celebrado o dia da deusa Baba Yaga. Deusa que teve origem na região do leste europeu, Baba Yaga é uma anciã que transportava-se montada em um almofariz (objeto utilizado para moer grãos), acompanhada por uma serpente. Morava na floresta, em uma casa apoiada por patas de galinha e construída com ossos de mortos.  Foi amplamente conhecida como uma velha feiticeira e devoradora de crianças.

O fato de Baba Yaga ser vista desta maneira, muitas vezes pode ser interpretada como pejorativa, uma vez que a sociedade atual tem muitas dificuldades em aceitar a velhice e a morte. No entanto, Baba Yaga representa a sabedoria. A casa com pés de galinha  e ossada de mortos dentro da floresta simboliza os instintos primitivos que cada mulher possui e muitas vezes é reprimido, impedindo que ela possa se conhecer e expressar o que realmente é. Por fim, a serpente está associada à transmutação, a capacidade que temos de renascer e iniciar um novo ciclo após a morte, ou seja, um final de um ciclo.

Por isso, celebre hoje os seus instintos, permitindo que eles se libertem, podendo mostrar a você mesma e ao mundo quem você é de verdade. Prepare-se para descobrir a beleza que existe em você!

(Fontes de consulta: "O Anuário da Grande Mãe" - Mirella Faur, "Oráculo Sagrado das Deusas - Kris Waldherr e "Oráculo da Deusa" - Amy Sophia Marashinsky)

Mônica Azevedo

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...