domingo, 9 de novembro de 2014

10 de novembro - Celebração à Deusa Kali

kali kali maha mata
namah kalike namoh namah
jaya jagatambe eh ma durga
narayane om narayane om

 No dia 10 de novembro, são feitas celebrações à deusa Kali na Índia. Na maioria das vezes, encontramos imagens que representam Kali como um ser extremamente assustador. Kali tem o seu rosto manchado de sangue, quatro braços, colares feitos de crânios,além de um cinto feito de braços de demônios. Em outras imagens, Kali aparece sobre o corpo do deus Shiva, devorando suas vísceras e “engolindo” o pênis do deus com a sua vagina. Kali é uma das divindades mais cultuadas na Índia.

De fato, Kali é uma deusa associada à morte e à destruição, que são questões que a sociedade ocidental ainda tem uma grande dificuldade para lidar com naturalidade. Por outro lado, Kali poderá nos atender nos momentos de perdas repentinas, aquelas mudanças nas quais encontramos muita dificuldade para nos reestabelecer.

Kali também pode ser invocada nos momentos em que precisamos romper com algo que esteja sendo nocivo em nossas vidas, mas que ao mesmo tempo não conseguimos deixar para trás, por medo de enfrentar o novo.

Por isso, ao mesmo tempo em que Kali aparenta ser assustadora, ela também é uma mãe amorosa e acolhedora. Ela pode nos estender a mão, nos apoiando para que possamos retomar nossos passos após um momento de mudança extrema.

Então, se existe algo que você precisa deixar morrer para que o novo venha em sua vida, chame por Kali, celebre esta morte e peça as bênçãos da deusa para seus recomeços.

Mônica Azevedo

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...