terça-feira, 19 de junho de 2012

Dia da Deusa Hera

Hera (Grande Senhora)
Rainha dos Deuses e Deusas. Soberana. Padroeira das Mulheres e do Casamento. Mulher e Esposa de Zeus. Rainha Celeste. A Grande Senhora dos Olhos de Vaca (Olhos que tudo vê. Para saber mais pesquisar história da Princesa Io. Também podemos relacionar as Deusas Hathor e Ísis.). Deusa do Céu e da Terra, ligada a criação da Via Láctea (através da mordida de Herácles em seu seio, que jorra leite e que se espalha pelos céus).
Tem como símbolos: a vaca, o pavão, o cuco, os lírios, a romã e a papoula.
Hera é filha de Cronos e Réia e foi engolida por seu pai, assim como seus outros irmãos (exceto Zeus).
Hera nasceu para ser a mais bela das deusas e ter Zeus, seu irmão, como esposo. Há diversas histórias sobre o casamento entre eles. Umas enfatizam Hera escolhendo Zeus, outras Zeus seduzindo Hera e conquistando-a. Como presente de casamento, Gaia criou para ela o Jardim das Árvores das Maçãs Douradas (conhecidas como o Pomo das Hespérides), que Ladon, Dragão-Serpente Guardiã, protegia.
Seus filhos são Ares, Hefesto, Ilítia e Hebe.
Hera foi a Deusa que mais sofreu modificações em seus mitos devido a transição da Grécia matriarcal para a Grécia patriarcal. No período matriarcal, as Deusas tinham uma grande importância. Era o período tribal, dos clãs, onde as mulheres eram respeitadas, honradas por sua fertilidade, maternidade e seus ciclos. Hera nesse período representa tudo o que foi mencionado acima. Quando a Grécia entra no período patriarcal, onde as tribos se tornam pólis, temos a criação do Estado, uma hierarquia e a Grécia se torna "civilizada", Hera perde o seu Poder, porque o poder é do homem (Zeus). Ela é excluída da política do Estado e é subjugada. O mundo é feito por homens para homens. Hera se torna a esposa ciumenta, vingativa que controla e vigia Zeus, a mulher nessa sociedade só tem um papel: ser uma esposa submissa e mãe, que pari para trazer herdeiros que deem continuidade a esse Estado.
Quer saber uma frase que fere Hera?"Atrás de um grande homem existe uma grande mulher." Hera quer governar JUNTO. Quer estar ao LADO de Zeus e não atrás. Quer celebrar o verdadeiro Hieros Gamos - o casamento sagrado e consumado.
Que tal refletirmos a respeito do papel da mulher na sociedade matriarcal e patriarcal?
Vamos honrar e celebrar hoje a Grande Senhora! Que possamos a cada dia resgatar mais o nosso Poder, a nossa Soberania, a nossa plenitude e usemos a nossa Coroa Dourada!
Somos Rainhas das nossas vidas!
O meu canto louva Hera, filha de Rhea, Rainha imortal, irmã e esposa de Zeus. Sentada no seu trono dourado Ela recebe as homenagens dos deuses do Olimpo, que A glorificam e honram tanto quanto ao Zeus, pois a ambos pertencem o cetro e o céu.”
Hino a Hera, de Homero (adaptado)

Um comentário:

Mônica Azevedo disse...

E que Hera nos abençõe!!!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...