sexta-feira, 13 de julho de 2012

As Madonas Negras


Em razão dos estudos que tenho feito a respeito do xamanismo e também do Sagrado Feminino, tenho me dedicado neste momento a fazer leituras relacionadas às Madonas Negras. As estatuas femininas de rostos negros são representadas na Igreja Católica por diversas santas, como Nossa Senhora de Guadalupe, Virgem de Copacabana, Nossa Senhora Aparecida, dentre muitas outras. Seu culto é antigo, e no Cristianismo, ficou mais evidente no período das Cruzadas, época em que a Igreja Católica da Europa realizou expedições para reconquistar Jerusalém (entre os séculos XI e XII). Neste período, as estatuas de mulheres negras encontradas nas expedições começaram a ser popularizadas na Europa.
No entanto, não gostaria aqui a me deter a fatos históricos. Na verdade, o que achei muito curioso durante os estudos, foi o fato dessas Virgens Negras terem uma ligação profunda com a Mãe Terra.  Seus atributos estão intimamente relacionados com os da Grande Mãe, cultuada em períodos muito anteriores ao Cristianismo.
Assim como a Grande Mãe, Elas representam a Terra, o colo e o ventre escuro da mãe, que acolhe seus filhos com amor. São elas que nos socorrem nos momentos de angústia e aflição, oferecendo Sua proteção e segurança.  Representam a criatividade, a cura, proteção, fertilidade e compaixão, assim como as Deusas Ísis, Oxum, Deméter, Kuan Yin, dentre outras.
A sensação que tenho é que de fato, a nossa Grande Mãe está sempre presente entre nós. Ela sobrevive, mesmo dentro de um contexto cultural, social e religioso patriarcal. A nossa Mãe continua sempre pronta para nos socorrer. Ao mesmo tempo, me entristece perceber que Ela teve um papel reduzido perante o Deus masculino. Mas ela sobrevive, e sinto que cada vez que a cultuamos, estamos trabalhando para o Seu resgate, estamos  em busca  de encontrar o equilíbrio neste mundo, o casamento sagrado entre o masculino e feminino. Sim, a Madona Negra é uma face da Mãe, e eu a honro!

3 comentários:

petrucia finkler disse...

Oi Mônica!
achei o blog de vocês procurando por grupos e pessoas que trabalhem o sagrado feminino em São Paulo. Sou relativamente nova na cidade e buscando conhecer pessoas com uma batida similar. Gostei muito do seu post sobre madonas negras e quero acrescentar que vários estudiosos afirmam que na verdade, pela própria antiguidade de várias dessas imagens encontradas pelo mundo, elas seriam todas Isis, ou seja, uma face mais antiga da nossa senhora, da grande mãe. Eu adoraria receber alguma informação sobre atividades ou encontros que vcs organizem. Fica um abraço. Obrigada

Universo EcoFeminino disse...

Olá Petrucia!
Gratidão pelo comentário e pelo interesse em nosso trabalho!
Para maiores infos sobre nossos encontros, acesse: http://www.universoecofeminino.com/p/atividades.html

Se estiver no facebook também, temos nossa página lá: www.facebook.com/universoecofeminino

;)

Beijos,
Mônica e Ana K.

Anônimo disse...

valeu ajudo no trabalho da esola

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...