sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dia da Deusa Brighid

Hoje é o dia da Deusa celta Brighid, Padroeira da Irlanda. Senhora do Fogo Triplice, Deusa da Inspiração, da Criatividade/Arte, da Cura, da Nutrição, da Forja, das Batalhas.
Este dia é dedicado a Brighid, pois ela está associada ao inicio da primavera (hemisfério norte). Época dos inícios, da semeadura, dos nascimentos (fertilidade).
O seu culto ultrapassou fronteiras e foi perpetuado em tempos cristãos como Santa Brígida e 19 freiras mantinham o Fogo Sagrado no templo em Kildare. Até hoje é costume na Irlanda a construção da Cruz de Brighid, feita de palha de trigo (símbolo solar) para trazer proteção ao lar.

Símbolos: a chama sagrada, vaca, cisne, leite, grãos, cerveja, cruz de Brighid, a espiral, a roca de fiar, água (fontes curativas), entre outros.


Brigid, deusa vitoriosa da luz,
Cubra-me com teu manto sagrado,
Vigie-me sempre com teus olhos,
Proteja-me com teu cajado,
De manhã e até o anoitecer,
Por onde eu andar ou estiver,
De dia ou de noite, que eu seja sempre protegida,
Honrada, acolhida e favorecida,
Brighid, Deusa poderosa e protetora,
Fique ao meu lado e seja a minha companheira,
Minha conselheira, guardiã e defensora!

A Naoimh Bhrid Gui Orainn!
(pronuncia-se A Nem Brid Orin que significa "Santa Brigid ore por nós!")



A Bênção e a Linhagem da Deusa Brigit

Brigit, filha de Dannu e do Dagda, filha de Dugal o Marrom, Filho de Aodh, Filho de Art, FIlho de Conn, Filho de Chiara, filho de Cairbre, filho de Cas, Filho de Cormac, Filho de Cartach, Filho de Conn. 
Brigit do manto,
Brigit da pilha de turfa para a lareira
Brigit dos cabelos trançados,
Brigit do Augúrio.
Brigit dos pés albo,
Brigit dos pés alvos,
Brigit da metalurgia
Brigit das alvas palmas
Brigit da Poesia.
Brigit a Deusa
Brigit do Espírito
Brigit dos Montes Feéricos
Brigit da Essência.
Brigit da Lua
Brigit da Cura
Brigit do fogo comunal
Brigit das Mulheres Feéricas
A cada dia e noite que recito a linhagem de Brigit,
Não serei morto, não serei ferido, não serei aprisionado, não serei despedaçado.
Nenhum sol me queimará, nenhum fogo me queimará, nenhum raio me queimará, nenhuma Lua me queimará.
Nenhum rio me afogará, nenhum mar me afogará, nenhuma enchente me afogará, nenhuma água me afogará.
Este é o dia de Brigit, e a Rainha virá do Monte. Eu não tocarei a Rainha, nem a Rainha me tocará.
No dia da Festa de Brigit, a gilha de leabhrach virá do Outeiro. Não tocarei a filha de leabhrach, nem ela me prejudicará.
Hoje é o Dia de Brigit: a Serpente surgirá da toca. Eu não
molestarei a Serpente, nem a Serpente me molestará.

http://www.youtube.com/watch?v=5k2gouGjyy0 - Bênção no Youtube

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...