sábado, 14 de junho de 2014

14 de Junho - Dia das Musas Gregas

Dia das Musas. Em número de nove, na tradição grega elas eram filhas de Zeus , o rei dos deuses e de Mnemosyna, a deusa da memória. Nascidas perto do Monte Olimpo, foram criadas pelo caçador Crotus que, após sua morte, foi transformado na constelação de Sagitário.
Conforme os autores, o número e o nome das Musas variam de três a nove, embora na maioria dos mitos fale-se sempre sobre nove Musas. Elas eram Clio, “a regente da fama”, da história e dos escritos; Euterpe, “ a regente da alegria” e da música; Thalia “a festiva” e regente da comédia; Melpomene, “a entristecida” e regente da tragédia; Terpsichore, “a amante da dança” e do canto; Erato, “a que desperta o  desejo”, regente da poesia erótica; Polyhymnia, “a que medita”, regente da meditação e dos hinos; Urania, “a celeste”, regente da astronomia e, finalmente Calíope, “a que tem a  voz  bonita”, regente da poesia épica.
 Às vezes, eram mencionadas apenas três musas: Melete, a que praticava, Mneme, a que recordava e Aoide, a que cantava. Havia também nomes diferentes para o grupo todo, de acordo com a localização: Carmente, Pieruiade, Aganippide, Castalide, Heliconide ou Meonide.
As Musas são detentoras de poderes proféticos e da capacidade de inspirar e estimular a criatividade dos artistas. Para homenageá-las, ofereça-lhe leite, mel, flores, aromas e música. Assista a uma manifestação cultural ou artística ou prestigie algum artista divulgando seu trabalho.


Retirado do Livro: O Anuário da Grande Mãe, de Mirella Faur

Um comentário:

Green Womyn disse...

Que elas nos inspirem!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...