sábado, 12 de maio de 2012

O Patriarcado e a Opressão ao Feminino

De acordo com registros encontrados em livros como O Legado da Deusa, da autora Mirella Faur (2003) a opressão aos cultos à Deusa deu início há aproximadamente 5000 a.C..Segundo Mirella, as grandes mudanças climáticas e catástrofes ambientais resultaram numa regressão no que se refere à estruturas culturais e espirituais das civilizações antigas.

Certamente, tais destruições levaram a humanidade buscar alternativas para sua sobrevivência. As civilizações que até então conviviam de forma pacífica e organizada passaram a lutar e guerrear entre si para a sua manutenção.  Neste momento histórico foram surgindo aldeias, vilas, e as conquistas de territórios. A partir deste contexto social e cultural, os Deuses masculinos associados à guerra e combates foram tomando o lugar da Deusa Mãe.

Ainda, de acordo com outros registros, os povos mais antigos não tinham a consciência de que as mulheres engravidavam por conta de uma relação sexual com um homem. Estes povos acreditavam que a gestação era algo sagrado, mágico, e que a mulher gestava uma criança a partir de “forças sobrenaturais”.

Sendo assim, com a constatação de que o homem tinha um papel determinante na reprodução humana, aliado ao surgimento de deuses guerreiros, a figura do feminino foi perdendo seu destaque. Dentro de todo esse contexto, deu-se início a opressão do masculino em relação ao feminino.

Milênios mais tarde, encontramos registros do Antigo Testamento afirmando que o mundo foi criado por um Deus masculino. Ainda, de acordo com o mito, este mesmo Deus criou o primeiro homem, Adão, e da sua costela, Eva, a primeira mulher, foi criada. Os mitos mais antigos, no entanto, falam sobre Lilith, mulher que foi criada por Deus Adão, para ser sua companheira.  A mesma foi banida do Paraíso por se recusar a ficar por baixo de Adão durante o ato sexual, uma vez que ambos foram tiveram origens iguais. Lilith foi reduzida e equivocadamente associada a um demônio. Ao mesmo tempo, todos os males do mundo foram atribuídos a Eva, uma vez que esta, de acordo com a mitologia, se permitiu ser seduzida por uma serpente, desobedecendo a Deus e seduzindo também seu companheiro, Adão.

Com base nesses fatores, todos os males da humanidade foram atribuídos ao feminino. Desta forma, a mulher passou a ser responsabilizada por todo o sofrimento do mundo, devendo então, ser penalizada por conta de todo o mal que causou a humanidade. Estes fatos reafirmaram a ideia de que a mulher deveria se submeter ao homem, e ter como castigo o sofrimento.

Os fatores acima descritos contribuíram para a consolidação do patriarcado, que coloca o homem em posição superior a da mulher.  Percebemos que a mulher ainda nos dias de hoje sofre por conta de valores decorrentes de tempos muito antigos. Valores que são transmitidos através de gerações, e por conta de contextos culturais, pouco são questionados por homens e mulheres do mundo atual.

É fundamental que homens e mulheres, principalmente, discutam a respeito destes valores que perpassam pelas culturais, sociais e espirituais, para que assim possamos resgatar a Deusa, e o respeito pelas mulheres e atributos femininos nos dias atuais. Desta forma, certamente viveremos em um mundo onde exista harmonia entre masculino e feminino.
Mônica Azevedo

Nenhum comentário:

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...